Até o mês de setembro deste ano, já foram mais de 300 ocorrências
Com o aumento das temperaturas nesta época do ano, o 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) tem registrado índices elevados de ocorrências incêndios em todo o extremo sul baiano. Devido a isso, a corporação lançou uma cartilha de orientações preventivas em prol do meio ambiente e saúde pública.
As ocorrências se dividem em diferentes focos: terrenos baldios, resíduos e rejeitos (lixo), áreas de pastagem, vegetação em geral. Mas, apesar do calor ambiente, quase sempre os incêndios são associados ao desrespeito à legislação e poderiam ser evitados.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, em 2021, apenas entre janeiro e 23 de setembro, já foram registradas 302 ocorrências de combate ao fogo em vegetação (somando atendimentos feitos nos 13 municípios da sua área de atuação).
Os meses com mais ocorrências em 2021, até então, foram: julho (81 chamados) e janeiro (54).
Em um comparativo com anos anteriores, o número chama a atenção. Em 2019, foram 283 ocorrências. Em 2020, foram 326 durante o ano todo.
Orientações
A cartilha elaborada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia está publicada abaixo e disponível para download.
As instruções apontam para a eliminação das causas de incêndio, incluindo denúncia dos responsáveis, e acionamento de uma guarnição dos bombeiros para minimização dos danos e preservação da segurança.