Benefícios da gratidão

“Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.” (Colossenses 4.2)

Se você deseja uma orientação simples e segura sobre como nutrir e desenvolver uma espiritualidade saudável, uma fé verdadeiramente viva e que produza frutos, então leia, memorize e pratique as orientações de Paulo: “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos”. Elas não serão efetivas sozinhas, separadamente. Elas estão inter-relacionadas e uma alimenta a outra. Já tivemos oportunidade de refletir com calma sobre a oração e a prontidão ou o estar alerta. Nesta semana nos dedicaremos a refletir sobre sermos gratos. A gratidão é um valor importante da fé cristã. Somos orientados a nutrir gratidão. Paulo em outro texto chega a dizer que devemos ser gratos em todas as circunstâncias (1 Ts 5.18).

Os princípios orientadores da vida cristã sempre resultarão em bênçãos para a vida. Bênçãos para aqui e agora. Eles estão relacionados com o que a vida deveria ser e promovem o melhor em nós. Exemplo disso é a gratidão. Ela tem sido estudada e as conclusões são um grande incentivo para levarmos a sério as palavras do apóstolo. Estudos indicam que pessoas agradecidas revelam-se mais adequadas para relacionamentos. Assim, fazem amizade e as mantem com mais facilidade. Mas não somente isso. Pessoas agradecidas experimentam melhoria de saúde. Elas sentem menos dores físicas. Pessoas agradecidas experimentam mais saúde mental, sendo mais capazes para lidar com inveja, ressentimentos ou frustração.

Pessoas agradecidas são naturalmente mais empáticas, sendo capazes de respeitar e de se compadecerem mais facilmente de outras pessoas. A gratidão é tão especial e seus efeitos são tão positivos na vida que afeta até nossa condição do sono. Pessoas agradecidas dormem melhor. Estudos indicaram que pessoas que terminam o dia observando um momento de gratidão, rememorando os motivos de gratidão percebidos durante o dia, dormem melhor do que as que não fazem isso. A gratidão melhora a autoestima e o bem estar ou equilíbrio emocional. As melhorias podem chegar tanto ao humor como à vida financeira. Quantos benefícios! Paulo estava certo. Escolhamos diariamente a gratidão. Ela pode (e deve) ser uma prática constante, em todas as circunstancias. Se queremos ser abençoados devemos ser agradecidos.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui