Belmonte: Oficina participativa vai construir o Plano Municipal de Mata Atlântica

Gambá e Prefeitura Municipal de Belmonte vão realizar, nos dias 22 e 23 de agosto, uma oficina participativa para a construção do Plano Municipal de Mata Atlântica de Belmonte. O PMMA é um instrumento para planejar a conservação e restauração do bioma Mata Atlântica pela gestão ambiental municipal.

A oficina acontecerá no espaço de eventos da Colônia de Pescadores, entre as 9 e 17h. O primeiro dia será dedicado a recolher informações para compor o diagnóstico do município em relação à Mata Atlântica. Espera-se que os atores envolvidos na atividade levantem quais atividades são desenvolvidas no bioma, seus impactos, riscos e as potencialidades para a conservação. Já o segundo dia será dedicado a construir um plano de ação para a conservação e restauração florestal, com definição de ações e áreas prioritárias.

A oficina participativa de PMMA em Belmonte faz parte do projeto “Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica no Sul e Extremo Sul da Bahia” . Ele é executado pelo Gambá e SOS Mata Atlântica, em parceria com as prefeituras locais, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), a WWF, a Conservação Internacional, a Veracel Celulose, a Rede de ONGs da Mata Atlântica, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Projeto Mata Atlântica – Biodiversidade e Mudanças Climáticas. Estão sendo realizados os Planos Municipais de Mata Atlântica em 9 municípios: Canavieiras, Mascote, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itagimirim, Itabela e Guaratinga.


Planos Municipais de Mata Atlântica

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento previsto na Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06),que deve ser pactuado entre diversos atores sociais para pautar políticas públicas e proteger a Mata Atlântica. Ele é composto de um diagnóstico da situação do município e um plano de ação visando o futuro.

Após ser construído de forma participativa, o plano deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e, com isso, o município pode pleitear financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado.

Ascom Gambá



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui