Na tarde desta segunda-feira, 24 de junho, a Prefeitura de Teixeira de Freitas inaugurou a mais recente unidade da Fisioterapia Integrada à Unidade de Saúde (FISIUS) no bairro Colina Verde, à rua Irmã Maria Alves.
O prefeito dr. Marcelo Belitardo esteve presente no evento, sendo esta a terceira unidade da FISIUS entregue pela atual administração.
O objetivo de descentralizar os serviços de fisioterapia oferecidos pelo Centro de Tratamento Ortopédico (CTO) e proporcionar amplo acesso à população.
A iniciativa visa aproximar os pacientes do tratamento preventivo e corretivo para lesões musculares e doenças degenerativas, garantindo atendimento oportuno.
O dr. Marcelo Belitardo, prefeito de Teixeira de Freitas, expressou satisfação durante a entrega. Ele destacou o processo de descentralização iniciado em 2021, que envolveu a descentralização da regulação, oferta de especialistas e realização de exames como ultrassom. Também ressaltou que oferecer serviços próximos às residências melhora a qualidade de vida dos pacientes e os resultados do tratamento.
“É uma unidade que eu tenho certeza que vai atender o interesse de muitos cidadãos aqui do Colina Verde. A equipe é maravilhosa, muito bem gerenciada e agora com esse equipamento é um equipamento pequeno, compacto, mas com muita qualidade e tenho certeza que a população ganha com isso“, disse Belitardo.
Danilo Fernandes, secretário de Saúde, destacou: “A gestão tem enquanto perspectiva a realidade de muitas pessoas que necessitam do serviço, mas, devido à limitação de movimentos, precisam ser atendidos mais perto de casa. Vamos levar a FISIUS para mais regiões de Teixeira, como a comunidade de Duque de Caxias e o distrito de Cachoeira do Mato, aproximando cada vez mais as pessoas das ações da Prefeitura“.
A diretora do Departamento de Fisioterapia, Roberta Carvalho, detalhou que o projeto começou no Novo Jerusalém visando oferecer fisioterapia de qualidade para a população em cada região de saúde e planejam expandir para mais duas.
A equipe é composta por uma técnica administrativa e uma fisioterapeuta. O projeto é inovador porque não requer muitos equipamentos ou uma grande equipe para funcionar.
“Então, é uma fisioterapeuta, técnica administrativa para fazer boletim de produção ambulatorial, fazer toda a produção e a parte administrativa do projeto. A gente realiza, na verdade, 250 sessões por mês em cada FISIUS, com uma fisioterapeuta de 30 horas de carga horária“, disse Roberta.
Eliton Júnior, secretário de Infraestrutura do Município de Teixeira de Freitas, disse que os investimentos beneficiarão o bairro do Colina Verde e os bairros vizinhos. Também que expectativa é a inauguração da nova UMMI, construída com recursos próprios e que a gestão está comprometida em trazer atendimento de qualidade mais próximo à população.
“Então, assim, é a gestão com compromisso com a população e pensando, sim, com relação à saúde, com esses investimentos para trazer o atendimento mais próximo da população“, disse Eliton.
Com mais de 500 atendimentos mensais, a FISIUS já possui duas unidades em funcionamento: uma no bairro Nova Jerusalém e outra no Ambulatório Central.
Além disso, as especialidades de acupuntura e pilates, oferecidas no CTO, são parte das iniciativas da administração pública atual para ampliar as opções de cuidado e acesso a tratamentos avançados na rede pública de saúde.