Belitardo apresenta projeto de drenagem para entorno do Shopping Teixeira Mall

Um dos grandes problemas de infraestrutura urbana de Teixeira de Freitas deve ser sanado o quanto antes através do projeto de drenagem e pavimentação no entorno do Shopping Teixeira Mal e Praça Hilton Chicon apresentado pelo prefeito Marcelo Belitardo e equipe.

A apresentação aconteceu nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, durante reunião com vereadores, entidades representantes do comércio e empresários que atuam na área.

Belitardo apresenta projeto de drenagem para entorno do Shopping Teixeira Mall
Equipe do governo apresenta projeto para a área central de Teixeira. Fotos: Ascom/OSollo

Segundo Belitardo, a obra é tão complexa quanto é relevante e ressaltou o cumprimento de prazos legais. A previsão é iniciar a obra no início de 2023 e conclusão dentro de um ano. “É um problema crônico e precisa de vontade para resolver. Já estamos com toda parte burocrática resolvida e agora é concluir o processo de licitação e iniciar a obra”, disse.

Belitardo apresenta projeto de drenagem para entorno do Shopping Teixeira Mall
O prefeito Marcelo Belitardo e equipe técnica com imagens da área

A secretária de Projetos Estratégicos, Ana Lucia Oliveira Apenburg, relembrou a chuva de fim de ano com os alagamentos recentes. “Resolver esse problema é uma meta do governo do prefeito, que desde começou vem falando sobre e agora apresentamos esse projeto”.

José Carlos Rocha, o Zé Carlos, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), disse ter ficado feliz com a notícia. “Nós estamos aqui ansiosos por esse momento tão esperado. Toda vez que antecede o período de chuva a gente fica angustiado e agora o prefeito acaba de dizer que vai fazer a obra”.

Maxsoley Brito, secretária da pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, mencionou os benefícios para a cidade como um todo. “Um projeto muito almejado. Acredito muito no alto impacto que irá trazer para a nossa economia local”.

Ricardo Fernandes Ledo, sócio-proprietário do Lord Plaza Hotel, que sediou a reunião, citou que a obra já foi pensada diversas vezes, mas agora deve sair do papel. “Talvez essa irá se tornar uma das regiões mais valorizadas de Teixeira de Freitas, resolvido o problema dos alagamentos”.

Sobre o projeto

O projeto se baseia na implantação de uma rede de drenagem de 1.594m lineares com o uso de tubos PEAD, construção de bueiro celular para a captação de água pluvial, com a drenagem sendo realizada para a rua Mauá.

Posterior a isso, as ruas passarão por recuperação da pavimentação com piso intertravado – caracterizado pela durabilidade, resistência e capacidade de escoamento – para requalificação urbana e melhor qualidade da drenagem.

As obras para a estruturação da rede de esgoto ocorrerão em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

A praça Hilton Chicon passará por um processo de requalificação dos 3.763 metros quadrados de área, no qual os serviços vão se concentrar na execução do piso, implementação de novas estruturas mobiliárias e de iluminação, e equipamentos voltados para o lazer dos teixeirenses e  realização de eventos culturais.

Sobre o espaço

O centro de Teixeira de Freitas é um área consolidada de interesse econômico destacável, abrigando o Shopping Teixeira Mall, comércio e residências.

A região vive em uma delicada questão de infraestrutura, sobretudo em momentos de fortes chuvas e tempestades, visto que não há rede de drenagem capaz de atender a demanda pluvial.

A partir das chuvas que atingiram a cidade no fim de 2021, a gestão pública assumiu o compromisso de agilizar o processo burocrático para o início das obras, com duração de um ano e com a previsão de início em janeiro de 2023.

Recursos

Inicialmente, a captação de recursos partiria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual estava avaliada a aplicação de R$ 50 milhões para uma ação que envolveria toda a região central.

Logo, o Executivo articulou o projeto atual com a estimativa de custo em torno de R$ 12 milhões, viável ao município.

No momento, a obra irá passar pelo Legislativo, a fim da promulgação de um projeto de lei voltado para a liberação de recursos, e com o processo licitatório ocorrendo entre outubro e novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui