Bebê que nasceu prematura recebe alta depois de 200 dias internada em Teixeira

Bebê que nasceu prematura recebe alta depois de 200 dias internada em Teixeira
Bebê que nasceu prematura recebe alta depois de 200 dias internada em Teixeira. Fotos: Ascom

Um caso de superação e resiliência. Foram 200 dias, cerca de seis meses de internamento na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), para a pequena Sophia Vitória Jesus dos Santos pudesse ir para casa, em Itamaraju. A alta veio nesta quarta-feira (28) e o caso foi comemorado por toda equipe da Unidade que se dedicou em cada um desses dias de internação para a recuperação da pequena.

A mãe de Sophia, Darlane Jesus dos Santos, que é de Itamaraju, contou que a bolsa rompeu quando estava com pouco mais de 5 meses de gestação e veio encaminhada para a UMMI, onde ficou internada 5 dias. Depois da melhora, voltou pra Itamaraju, ficou um mês de repouso e seguiu com acompanhamento semanal, mas, quando estava com 30 semanas, teve perda de líquido amniótico e veio para unidade para fazer o parto: “O meu parto aconteceu quando eu estava com 30 semanas de gestação”.

Bebê que nasceu prematura recebe alta depois de 200 dias internada em Teixeira

Sophia nasceu com 1,050kg e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Com o atendimento multidisciplinar, a família teve assistência de diversos profissionais como fisioterapia, psicologia, enfermagem entre outros. Depois de sair da UTIN, foi para enfermaria para adaptação e continuou com o tratamento. Com a alta hospitalar, Sophia continuará com os cuidados em casa em Itamaraju.

O pediatra Valdir Sousa que atende na UMMI desde a formação, há 11 anos, explica que agora, nesta reta final, foi ofertado um treinamento para a família: “Aqui nós ensinamos a dar banho, cuidar dos curativos, alimentar. Até porque a mãe ainda não teve esse cuidado individual com a Sophia devido à internação desde o nascimento”.

Na saída, muita emoção, e os profissionais que acompanharam Sophia preparam uma pequena festa de despedida. “Eu acompanhei a Sophia desde o parto e todos nos apegamos muito a ela. Fizemos essa pequena festa para demonstrar nosso carinho, e estamos orgulhosos de ver que nosso trabalho teve esse impacto positivo na vida dessa família”, relatou Monica Barbosa, técnica de enfermagem.

A pequena Sophia foi para casa em uma ambulância especializada e em Itamaraju já receberá os cuidados pelo Melhor em Casa. Tudo isso foi garantido pela equipe de assistência social, como explicou a assistente Liliane Almeida. Outra profissional que teve papel importante foi a psicóloga Amanda Santos, que acompanhou a recém mãe Darlane no puerpério.

O pai da menina, Charles dos Santos, agradeceu a cada um da equipe: “Estamos voltando para Itamaraju com o coração feliz, tivemos um atendimento que não esperávamos. Tanto cuidado e carinho de cada um da UMMI, só temos a agradecer muito a Deus e aos profissionais por cuidar de nossa família e garantir sua saúde”.

A UMMI atende não apenas Teixeira de Freitas, mas todos os municípios do Extremo Sul. Atualmente, dispõe de 88 leitos, sendo que 10 destes são da UTI Neonatal. Segundo a direção da unidade, a média mensal é de 3,5 mil atendimentos e 270 partos, entre normais e cesáreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui