*Pedro Ivo Rodrigues
Foi realizado no Centro de Cultura de Porto Seguro, na última quarta-feira, 10/11, o 1º Encontro do Empreendedor Individual da Costa do Descobrimento, evento promovido pelo Banco do Brasil, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O evento teve como objetivo explicar aos empreendedores os benefícios da formalização e também sobre a parceria entre os três órgãos, além de dirimir dúvidas.
De acordo com gerente geral do BB em Porto Seguro, Onofre Moreira Coelho, a bancarização faz parte do cotidiano dos cidadãos modernos, o que remete aos objetivos expostos no encontro. “Hoje, todo mundo precisa abrir uma conta, ter cartão de crédito e utilizar os diversos serviços bancários. Para o empreendedor individual, a formalização facilita muito a sua atividade. Ele tem maiores opções de parcelamento em suas compras e conta com linhas de crédito e capital de giro. Além disso, oferecemos uma taxa de juros diferenciada e facilitamos o acesso à conta corrente, com tarifa de manutenção reduzida, que é de R$5,00”, explicou Onofre, salientando que o empreendedor individual terá ainda benefícios previdenciários. “É um programa que retira muitas pessoas da informalidade e que tem um cunho social, a partir das políticas públicas desenvolvidas pelo governo Lula”, enfatizou o bancário, ressaltando a importância da parceria. “A parceria com a CDL, por exemplo, é de suma importância, porque temos públicos com interesses comuns. Temos uma gama de produtos para os associados dessa entidade de classe. Outras parcerias virão, a exemplo de financiamentos para investimento em máquinas e equipamentos e também para capital de giro”, declarou Coelho, informando que as terças e quintas-feiras haverá um preposto do Banco do Brasil atendendo na CDL.
O presidente da CDL de Porto Seguro, Jadilson Moraes, afirmou que a palestra representou um momento ímpar na vida dos trabalhadores que estavam na informalidade. “É um projeto pioneiro, ousado, da CDL em procurar o SEBRAE e depois o Banco do Brasil. A parceria tem como objetivo facilitar o atendimento a esses empreendedores, minorando seus custos. Estamos disponibilizando profissionais para atender a esse público das 8h00 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e no sábado das 8h às 12 horas. O funcionário do BB trabalhará das 8h30minh às 12 horas, para dar todas as informações possíveis quanto à parte financeira, evitando que os interessados tenham que pegar filas na agência bancária”, afirmou Jadilson, destacando que o projeto é um avanço do ponto de vista social para a cidade. “Os empreendedores individuais irão contribuir com o INSS, tendo amparo trabalhista. Por exemplo: se o trabalhador adoece e fica sem condições de desempenhar suas atividades por mais de 15 dias, ele receberá da Previdência. Outra situação é que seus funcionários também não estarão na clandestinidade. Esses empreendedores ainda emitirão nota fiscal de suas vendas, gerando receita para o município”, explicou.
O coordenador regional do SEBRAE para o Extremo Sul da Bahia, Jorge Cunha, disse que o encontro foi significativo para a meta a ser perseguida. “Consideramos que se desburocratizar e atuar no mercado informal, totalmente desonerado de encargos, é muito fácil, mas aqueles que se tornaram empresários precisam mentalizar de que é necessário adquirir informações para o crescimento de seus negócios. Por exemplo, um pipoqueiro pode pensar em comprar adiante mais carrinhos de pipoca e expandir a sua atividade, como talvez um dia imaginar a possibilidade de ser proprietário de uma fábrica de pipoca”, explanou o coordenador do SEBRE, salientando que a parceria é de resultados altamente positivos. “Há uma sustentabilidade muito forte, uma vez que juntamos a CDL, com sua grande variedade de serviços, ao Banco do Brasil, com o financiamento, e ainda a Prefeitura de Porto Seguro e a Câmara Municipal, com a parte de legislação. A competência do SEBRAE é a de gestão, palestras e consultorias”, acrescentou.
Segundo Cunha, 4.080 empreendedores individuais estão inscritos na região, sendo aproximadamente 1.300 em Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.