Barra do Rocha: Projeto Social com Artesanato gera lazer e renda

No dia 12 de dezembro, o jornal O Sollo visitou um importante projeto social em Barra do Rocha, que ensina artesanato a 30 senhoras da comunidade. O projeto é idealizado pela professora Maria de Lourdes Souza, da cidade de Ilhéus, que há mais de 90 dias vem a Barra do Rocha dois a três dias na semana desenvolver esse trabalho.

Maria de Lourdes Souza, idealizado e professora do projeto

“ O projeto traz renda para o Município. Gera retorno financeiro para minhas alunas e para mim, não. Eu faço um trabalho por amor, um trabalho de missões. Saio nas cidades ensinando as pessoas, com uma pequena taxa de inscrição para bancar as minhas passagens, e ensino tudo aquilo que eu aprendi, que é flores em fita cianinhas em voal, também ensino a fazer bonecas, bichos, decupagem, flores em E.V.A , pedraria e outros tipos de artesanato. Estou aberta a qualquer igreja que me convidar para ensinar”, disse a professora Lourdes.

Eva Mendes, aluna do projeto e vereadora de Barra do Rocha

“É um prazer participar do projeto. O trabalho artesanal é um trabalho muito bom. Tem trazido para essa comunidade uma forma de cada aluno aprender um meio de sobrevivência. O artesanato é muito rico, sem contar com lado social. O trabalho social é muito gratificante, não só para quem aprende, mas também para quem ensina”.

“Esse trabalho já dá frutos. Participamos de uma Feira Cultural, em Jequié, com material confeccionado aqui”.

Maria Borges Rolemberg , aluna e presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipal.

“É um curso muito gratificante. Nós temos que ocupar o nosso tempo com alguma coisa. É um momento para a gente estar aqui juntas, organizadas para aprender essa arte que é uma arte maravilhosa e vemos muito na televisão. O artesanato também é, para muitas pessoas, uma fonte de renda. Porque o bordado artesanal tem um retorno muito bom”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui