A Prefeitura Municipal do Prado promoveu uma cerimônia na quinta-feira, 22 de abril, para comemorar o “achamento do Brasil”, na data do descobrimento. A exposição ocorreu no Palácio do Turismo, em Prado.
O evento fez homenagem à Barra de Cahy, local de grande valor histórico no município que, segundo historiadores, foi onde Pedro Álvares Cabral e sua tripulação fizeram a primeira parada estratégica por 40 horas antes da ancorarem em Porto Seguro. A Praia da Barra do Cahy está há 47 km ao norte da cidade do Prado, há 15 Km de Cumuruxatiba.
Na cerimônia, houve uma apresentação da Filarmônica Lira Pradense e apresentação cultural de indígenas pataxós das aldeias do município.
Na ocasião, o prefeito do Prado, Gilvan Produções, relatou a importância da cerimônia para o município. “Está acontecendo aqui em nosso município uma homenagem para o Brasil, e nós temos a certeza que tudo começou no nosso município. Para gente, é um privilégio muito grande fazer parte dessa história, e é um trabalho que o nosso mandato estará voltado para, realmente, colocar Prado no cenário onde deveria estar”, disse o prefeito.
O secretário de Administração, Cássio Marchesini, relatou sobre o evento: “Hoje, aqui em Prado, estamos comemorando um marco histórico que é os 521 anos da descoberta do Brasil. Para gente, é um prazer enorme ter esse fato histórico e hoje estamos comemorando”.
Para a Iracema Riberio, secretária de Turismo da cidade do Prado, o evento fez um encontro de culturas, onde esteve presente representações da comunidade indígena que faz parte da identidade pradense. “Quando os portugueses chegaram aqui, já habitava o nosso povo Pataxó. Então, hoje, nós estamos fazendo aqui um encontro de cultura, a valorização da nossa raiz, e foi na Barra do Cahy onde tudo começou”, comentou.
“A gente espera que todo pradense, todo brasileiro, tenha esse sentimento de pertencimento da Barra do Cahy como a primeira praia do Brasil”, acrescentou Iracema Ribeiro.
Também, prestigiando essa cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores do Prado, Odilei Matos, destacou que “não adianta eu falar a felicidade que nós temos, mas eu tenho certeza que esse evento está sendo a nível nacional”.
O evento contou com a presença dos secretários e vereadores da cidade, o delegado de Polícia dr. Kleber, o Ten. Gonçalves, da Polícia Militar, e a Orquestra Filarmônica com o maestro Cocó.