Bancários do extremo sul da Bahia realizam encontro regional virtual inédito

Bancários do extremo sul da Bahia realizam encontro regional virtual inédito
Bancários do extremo sul da Bahia realizam encontro regional virtual inédito. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários) realizou neste último sábado (15/08), o seu 30° Encontro Regional, que teve como tema “Campanha nacional, desafios, caminhos de mobilização e enfrentamento da crise social/econômica/sanitária”. Pela primeira vez, o evento ocorreu virtualmente através da plataforma Zoom e foi transmitido pelas principais redes da entidade sindical.

O encontro deste ano contou com a participação de Kleytton Morais, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília/DF; e de Hermelino Neto, presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe; e foi mediado por Carlos E. Coimbra, diretor-executivo do Sindibancários. Inicialmente, os convidados fizeram uma reflexão acerca da atual conjuntura brasileira, apontando as problemáticas existentes na esfera política e socioeconômica do país.

Para Kleytton, “o cenário é extremamente preocupante, pois os bancos se preparam para diminuir custos, reduzir drasticamente o emprego bancário e manter os altos índices de produtividade”.

Diante deste contexto, Hermelino Neto afirmou que “a luta dos bancários é continuada, isto é, mesmo com diversas medidas provisórias do governo que agridem a categoria – fim da jornada de 06 horas, abertura das agências bancárias aos sábados, individualização na negociação da PRL, dentre outras ameaças –, a organização sindical esteve mobilizada nos últimos dois anos em defesa dos direitos”.

O presidente da FEEB também destacou que a Campanha Nacional entra num momento decisivo, pois até agora os bancos não apresentaram nenhuma resposta às reivindicações da categoria. Pelo contrário, exibiram suas pautas que são: diminuição do tempo de cobertura para o adiantamento do auxílio previdenciário, a volta do ranqueamento individual das metas, dentre outras propostas. Por fim, Neto afirmou: “Vamos ter que ampliar a mobilização”.

O coordenador-geral do Sindibancários, Moisés Araújo, falou do momento desafiador para a categoria: “Estamos num cenário muito difícil com a crise sociopolítica e pandêmica; e requer firmeza para enfrentar os ataques do governo e dos bancos aos nossos direitos”.

Posterior as intervenções, os presentes aprovaram uma série de resoluções que nortearão as ações de lutas na região. Os bancários e bancárias do Extremo Sul da Bahia vão lutar pela renovação da convenção coletiva e pelo o aumento real; seguirão em unidade de acordo com as orientações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT – CONTRAF: apoiar e participar das agendas em defesa da democracia, soberania nacional, direitos, emprego e dos bancos públicos.

A categoria também definiu o início das manifestações nas ruas e nas redes em defesa da Caixa 100% pública; ampliar e intensificar a comunicação; manter a relação com outras categorias em luta; fiscalizar as agências para garantir o Protocolo Anticovid e realizar reuniões presenciais nas agências a fim de acrescer a mobilização.

Por fim, o Encontro Regional dos Bancários possibilitou inúmeras reflexões e um rico debate, deste modo, cumprindo uma importante fase na mobilização e na construção de um plano de ação.

Informações: Ascom/Sindibancários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui