Bancários anunciam greve por tempo indeterminado

Bancários anunciam greve por tempo indeterminado
Bancários de Porto Seguro aderiram ao movimento grevista nacional
Segundo representante dos trabalhadores, movimento iniciou o dia “muito forte”; Fenaban afirma que manterá agências abertas

A paralisação dos bancários que reivindicam aumento real de salário começou “muito forte” na manhã de hoje, segundo Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Eles decretarem greve nacional por tempo indeterminado.

Segundo Cordeiro, foram realizadas assembléias com os bancários de todas as capitais do País e a adesão foi massiva. Até a noite de ontem, bancários de 24 Estados mais o Distrito Federal haviam votado pela greve a partir de hoje. Na manhã de hoje, chegou a notícia de que os trabalhadores de Tocantins e do Rio Grande do Norte também aderiram ao movimento.

“A greve começou muito forte, como no ano passado. É uma resposta à provocação dos bancos, que ofereceram zero de aumento real”, afirmou Cordeiro. Ressalvando que só terá um balanço da paralisação no final da tarde desta quarta-feira, o sindicalista afirma que, no Centro de São Paulo, a adesão está “bem forte” e que “a tendência é ela se expandir nos próximos dias”.

Em assembléias realizadas na terça-feira (28), os bancários rejeitaram a proposta de 4,29% de reajuste oferecida pelos representantes dos bancos, reunidos na Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Eles querem 11% de reajuste, além de aumento na participação sobre os lucros, entre outras reivindicações. A Fenaban argumenta que fez a proposta aos trabalhadores na expectativa de uma contraproposta, mas eles não apresentaram um novo patamar e decidiram ir à greve.

Em comunicado, a Fenaban reitera que os bancos irão manter as agências abertas. “Diante da radicalização do movimento sindical, que abandonou a mesa de negociações apesar da Federação Nacional dos Bancos-Fenaban ter garantido reposição da inflação a fim de negociar aumento real, a entidade e os bancos manifestam sua firme intenção de adotar todas as medidas legais cabíveis e necessárias para garantir o acesso e o atendimento da população nas agências e postos bancários”, afirma a entidade, lembrando que a data da greve coincide com o pagamento de pensionistas e aposentados do INSS.

Segundo o comunicado, “a Fenaban e os bancos respeitam o direito de greve. O que não se pode admitir são os piquetes contratados que barram o acesso da população às agências e postos bancários para impor uma greve abusiva, injustificada, pois a Fenaban aceita discutir reajuste real dos salários e demais benefícios da convenção coletiva, inclusive a participação nos lucros e resultados. Mas não pode aceitar um índice exagerado como o pleiteado pelos sindicatos”.

Fonte: IG

Agências de Porto Seguro aderiram à paralisação nacional

Em Porto Seguro, as agências bancárias de instituições públicas e privadas interromperam as suas atividades a partir desta quarta-feira, 29 de setembro.

Respeitando as orientações dos sindicatos estadual e nacional da categoria, os bancários não se pronunciaram sobre o movimento grevista.

Bancários anunciam greve por tempo indeterminado

 

 

 

 

 

 

 

Bancários anunciam greve por tempo indeterminado

 

 

 

 

 

 

 

Bancários anunciam greve por tempo indeterminado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui