A banana marca presença na mesa do brasileiro desde a infância, sendo ingrediente base para as papinhas de bebê. Esta escolha feita por nossas mães e avós tem uma razão: a banana é um superalimento rico em carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.“Quando madura, a banana irá conter uma quantidade pequena de amido e grande quantidade de açúcares, por isso, é considerada um alimento com elevado valor energético”, explica a nutricionista Paola Moreira. Entre os nutrientes da banana ainda estão uma grande concentração de potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B. Fibra alimentar e compostos fenólicos, um grupo de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, também estão presentes.
Benefícios
Os praticantes de atividades físicas tem na banana uma grande aliada, por ser uma excelente fonte de energia e evitar a fadiga muscular durante o treino. A banana também possui triptofano, um aminoácido que atua como precursor da serotonina, o neurotransmissor relacionado ao prazer e bem-estar. “Desta forma, a banana contribui para a melhora da insônia, auxilia na redução do estresse e da irritabilidade, o que a torna um ótimo alimento para aliviar a tensão pré-menstrual”, explica a nutricionista.
Por apresentar boas quantidades de magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e fibras, esta fruta favorece o relaxamento muscular, contribui para a redução de cãibras, ajuda a regular o funcionamento intestinal e o sistema circulatório e equilibra as funções cerebrais e protege os ossos.
Banana engorda?
Quem quer emagrecer também pode investir na fruta com moderação: apesar de calórica, ela é rica em fibras e ajuda a enganar o estômago entre uma refeição e outra. Uma sugestão de consumo da nutricionista é um shake com semente de chia, banana e morango, ideal para ser consumido nos lanches intermediários.
Diferenças entre os tipos de banana
Banana nanica: sabor adocicado, rica em magnésio e potássio.
Calorias: 92 a cada 100 gramas
Fibra alimentar: 1,9g a cada 100 gramas
Banana-da-terra: possui maior teor de vitamina C e carboidrato (amido) do que as demais. Boas doses de magnésio, potássio e manganês. Ideal para preparações quentes.
Calorias: 128 calorias a cada 100 gramas
Fibra alimentar: 1,5 g a cada 100 gramas
Banana-prata: sabor levemente ácido, boa durabilidade, rica em potássio, magnésio e vitamina B6. Possui o menor teor de frutose (açúcar da fruta) entre as variedades.
Calorias: 98 a cada 100 gramas
Fibra alimentar: 2 g a cada 100 gramas
Banana-prata: sabor levemente ácido, boa durabilidade, rica em potássio, magnésio e vitamina B6. Possui o menor teor de frutose (açúcar da fruta) entre as variedades.
Calorias: 98 a cada 100 gramas
Fibra alimentar: 2 g a cada 100 gramas
Banana-maçã: Contém magnésio, vitamina B6, vitamina C, potássio e manganês. Apresenta mais fibras do que os outros tipos.
Calorias: 87 a cada 100 gramas
Fibra alimentar: 2,6 g a cada 100 gramas
Banana-ouro: contem magnésio, potássio e vitamina B6. Em calorias, só perde para a banana da terra.
Calorias: 112 calorias a cada 100 gramas
Banana verde é melhor do que a banana madura?
A banana verde apresenta maior quantidade de amido resistente, que é fermentado no intestino grosso e favorece a saúde e o bom funcionamento do órgão. O consumo regular da farinha ou biomassa de banana verde aumenta a sensação de saciedade, diminui o acúmulo de gordura corporal e auxilia a prevenção de doenças do coração.
Fonte: Bolsa de Mulher