Moradores de Alcobaça, sul da Bahia, encontraram, na manhã desta segunda-feira (27), uma baleia jubarte morta na Praia do Farol, de acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte.
Integrantes do projeto foram acionados para fazer os procedimentos de análise da causa da morte do animal. Entretanto, a baleia estava no mar, o que dificultou o trabalho de retirada da carcaça.
Conforme o projeto Baleia Jubarte, uma equipe vai ser deslocada para retirar o animal da praia, na terça-feira (28).
Com esse encalhe, conforme o projeto, sobe para 31 o número de baleias encontradas mortas na Bahia, este ano.
Outros casos
Uma baleia jubarte foi encontrada morta no sábado (25), na praia de Ponta Grande. De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, o animal já estava em processo de decomposição.
Um filhote de baleia jubarte foi achado encalhado, em uma praia de Itacaré, no dia 19 de agosto. De acordo com o projeto (A)mar e o Instituto Baleia Jubarte, a praia onde a baleia foi achada fica próxima ao condomínio Villas São José, na BA-001.
No dia 17 de agosto, outra baleia jubarte foi encontrada morta no estado. O animal estava na praia de Mundaí, em Porto Seguro, extremo sul da Bahia.
O animal foi avistado em alto-mar, boiando, por turistas que faziam um passeio de barco no recife de fora para ver os recifes de corais da região, na quinta-feira (15). Na madrugada de sexta, a baleia encalhou.
No ano passado, durante toda a temporada das baleias no Brasil, foram reistrados 122 encalhes de jubarte, com morte, sendo 44 (36,1%) na Bahia, que foi o estado com maior ocorrências.
Temporada de baleias
A temporada de observação das baleias na Bahia ocorre entre os meses de julho e novembro. Cerca de 20 mil jubartes devem passar pelo litoral baiano no período.
Os animais podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. As baleias são animais migratórios e estabelecem lugares diferentes para alimentação e reprodução.
Entre julho e novembro, elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e migram para águas tropicais, que são mais quentes, para se reproduzirem.
No entanto, desde maio, alguns animais começaram a chegar no estado. O maior berço reprodutivo do Atlântico Sul é na região de Abrolhos – que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo.
Dóceis, as baleias atraem milhares de turistas para regiões costeiras da Bahia, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Caravelas e Salvador.
Fonte:G1