Bahia: Universidades estaduais paralisam atividades por maior repasse de verba

Mobilização acontece nas quatro instituições baianas nesta terça-feira.

Professores pedem aumento orçamentário e maior número de servidores.

 

(Foto ilustrativa)
Professores das quatro universidades estaduais paralisam as atividades nesta terça-feira (29) para pedir maior repasse financeiro por parte do governo baiano. Participam da mobilização as Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

As atividades de paralisação, como a realização de café-da-manhã que ocorreu no campus da Uneb, na capital baiana, são definidos por cada instituição. De acordo com as universidades, a ação é parte de uma agenda de mobilizações para o mês de abril. Eles pedem reajuste de 5% para 7% na Receita Líquida de Imposto (RLI). Outra paralisação está prevista pata 28 de maio.

De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), R$ 12 milhões foram costados do orçamento das universidades este ano, o que tem prejudicano o ensino, a pesquisa e a extensão. A entidade aponta também déficit no quadro de vagas, o que provocaria sobrecarga de funções dos professores e dos técnico, além da falta de um programa de permanência estudantil para auxiliar estudantes com baixa condição financeira.

 

 

Fonte: G1

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui