Bahia sedia Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais

Bahia sedia Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais
Bahia sedia Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais. Foto: Ascom

Com o objetivo de discutir mecanismos práticos de conservação de áreas de manguezais, o Global Mangue – Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais reunirá cientistas, comunidades tradicionais, docentes, rede estadual e municipal de ensino, universitários, agentes governamentais e sociedade civil, de 17 a 20 de outubro de 2023, em Maragojipe, cidade do Recôncavo Baiano considerado a capital nacional dos Manguezais. O público que tiver interesse em participar do evento pode se inscrever de forma gratuita e online, pelo globalmangue.org.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 17 de outubro, às 9h, na Fundação Vovó do Mangue, em Maragojipe. O fórum é realizado pela Fundação Vovó do Mangue, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Governo da Bahia e a Prefeitura de Maragojipe, e conta com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e está inserido no programa Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

O principal objetivo do evento é avaliar a realidade ambiental e discutir os principais desafios ecológicos e sociais em nível local, regional e global, com foco na proposição de programas e ações que promovam a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável em áreas de manguezais. O encontro acontecerá simultaneamente na Fundação Vovó do Mangue, sede do evento, na Filarmônica Terpsicore Popular, na Casa da Cultura e na Arena Multicultural Conselheiro Antônio Rebouças, com transmissão pelo Youtube, no link https://www.youtube.com/@canalfvm. Contando com painéis expositivos, palestras, feira de inovações, mostras e apresentações multiculturais, o Global Mangue apresentará discussões sobre educação ambiental, sustentabilidade, comunidades tradicionais, conservação dos manguezais, carbono azul e mudanças climáticas, de forma a indicar idéias e argumentos para desenvolvimento de medidas sustentáveis de preservação aos manguezais.

O Global Mangue – Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais tem a proposta de pensar globalmente e agir localmente, a partir dos parâmetros mundiais em que o ecossistema manguezal faz parte e metodologias a serem trabalhadas no Brasil. O ponto de partida é a discussão da situação atual dos manguezais maragojipanos, após as intervenções já realizadas, e de todo o litoral do Brasil. O fórum vai culminar na elaboração do documento “A carta de Maragojipe aos manguezais”, composto por análises, declarações e sínteses científicas relacionadas ao manguezal, a fim de criar e garantir políticas públicas que visem uma interação direta com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável em áreas de manguezais.

O fórum vai marcar ainda a comemoração dos 30 anos do Primeiro Encontro Nacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais, que também aconteceu em Maragojipe, em 1993. O ENEEAN reuniu professores, gestores públicos e representantes de empresas, ONG’s e comunidades tradicionais e foi um importante passo para a difusão da educação ambiental e do conceito de desenvolvimento sustentável.

A Fundação Vovó do Mangue, realizadora do Global Mangue, foi criada em 8 de maio de 1997, tendo como finalidade a preservação do meio ambiente, a defesa dos direitos sociais e a valorização da educação e da cultura. Desde o seu início, a instituição desenvolve diversas ações de cunho socioambiental. Por mais de 26 anos, esta organização vem desenvolvendo projetos em diversas áreas de atuação, com atividades sociais, culturais, esportivas, educativas e ambientais, em parceria com governos, empresas e outras entidades. A partir de 2013, inicia-se o projeto CO2 Manguezal, por meio do programa Petrobras Socioambiental, com atuação na região da Baía de Todos os Santos. O projeto obteve amplo destaque nas suas regiões de atuação, com ações direcionadas à recuperação de áreas de manguezal e mata atlântica, realização de diversos estudos e pesquisas científicas e aplicação de um amplo programa de educação ambiental.

Maragojipe é um município que integra o Recôncavo Sul, importante região do estado da Bahia, posicionada na concavidade da Baía de Todos os Santos, a cerca de 130 quilômetros de Salvador. Possui uma área de 450 km² e mais de 45 mil habitantes. Está localizado ao fundo da Baía do Iguape e à direita do Rio Paraguaçu, região composta por uma extensa área de mangue.

A estimativa é que mais de 200 milhões de pessoas tenham contato direto de vivência nas proximidades dos manguezais no mundo, sendo considerado como um “supermercado a céu aberto”, em razão de que, através deste ecossistema a população se beneficia tanto do consumo próprio dos produtos quanto da sua comercialização, sendo também, uma importante fonte de renda de comunidades tradicionais e ribeirinhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui