Bahia sedia Congresso Nordeste de Transplantes, reunindo profissionais e dirigentes de saúde

Bahia sedia Congresso Nordeste de Transplantes, reunindo profissionais e dirigentes de saúde
Fotos: Divulgação / Saúde GovBA

A Bahia será palco de um importante evento na área de saúde, sediando o Congresso Nordeste de Transplantes entre os dias 5 e 8 de junho, no Quality Hotel, no Stiep. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) por meio do Sistema Estadual de Transplantes, o evento reunirá profissionais e dirigentes de hospitais e secretarias de saúde dos nove estados nordestinos, com o objetivo de discutir avanços, desafios e compartilhar experiências no campo dos transplantes de órgãos.

O Congresso Nordeste de Transplantes acontecerá de 5 a 7 de junho, seguido pelo Simpósio Nordeste de Transplante de Medula Óssea no dia 7 e pelo Simpósio Nordeste de Transplante Cardíaco no dia 8. O evento abordará temas essenciais como o acolhimento familiar, a comunicação de más notícias, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a situação dos programas de transplantes na região. Especialistas renomados, como Fernando Rodrigues, diretor de Colheita e Transplantação de Lisboa, e Edvaldo Leal de Moraes, coordenador da OPO do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, estarão entre os palestrantes.

Bahia sedia Congresso Nordeste de Transplantes, reunindo profissionais e dirigentes de saúde

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o médico Eraldo Moura, destaca a importância de abordar a recusa familiar à doação de órgãos, um dos principais entraves na Bahia, com um índice de 61%, acima da média nacional. Em 2023, a Bahia realizou 308 transplantes de rim, 582 de córneas e 45 de fígado. “Todas as pessoas são doadoras em potencial, sujeitas à avaliação médica da história clínica e doenças prévias”, ressalta Moura.

Os simpósios sobre transplante de medula óssea e transplante cardíaco abordarão temas específicos, como os avanços no tratamento de leucemia e linfoma, as indicações para transplantes pediátricos e os desafios do primeiro transplante cardíaco no Nordeste. Os eventos contarão com a presença de especialistas como Fernando Atik, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Rodrigo Carneiro, de Pernambuco, e Juan Meija, do Ceará, destacando a relevância e os avanços na área de transplantes na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui