Bahia registra mais três casos da varíola dos macacos; Teixeira emite nota

Bahia registra mais três casos da varíola dos macacos; Teixeira emite nota
Foto: reprodução

A Bahia registrou três novos casos de Monkeypox (varíola dos macacos) na sexta-feira (5), segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). São dois registros de residentes em Salvador e o outro caso de um morador da cidade de Cairu.

Ainda de acordo com a Sesab, com estes três novos casos, o Estado totaliza 16 casos da doença, sendo 12 na capital baiana, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu e um em Ilhéus. Além destes casos que já estão confirmados, a Bahia tem 90 notificiações de casos suspeitos da doença.

Em Teixeira de Freitas, por meio de nota, a Prefeitura orienta população sobre métodos de prevenção contra a nova varíola. Segundo o texto, “já temos casos em cidades próximas a Teixeira de Freitas. Fique atento com sua saúde. Caso você tenha febre, dor de cabeça, ínguas pelo corpo, cansaço geral e 1 ou mais feridas na pele, procure a unidade de saúde mais perto de você. Ao se cuidar, você se protege e protege as pessoas próximas. Vale lembrar que ainda não existem vacina e/ou tratamento específicos para a nova varíola; portanto, a prevenção e a identificação precoce são os mais recomendados no momento”.

Danilo Fernandes, secretário de Saúde, comentou: “Orientamos todos os profissionais de saúde do município a reconhecerem potenciais casos da nova varíola, oferecendo o diagnóstico adequado e em tempo ágil para que os teixeirenses possam seguir com as medidas de contenção do caso”.

“Importante ressaltar que as equipes de gestão em saúde, vigilância epidemiológica, atenção básica, serviços de alta complexidade e laboratório já estão em fase de finalização do plano estratégico de contingência e controle da doença, caso ocorra algum caso na cidade”, finaliza a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui