Bahia Produtiva lança Guia Prático Conhecendo o Mercado para facilitar a vida dos agricultores

Com o objetivo de trazer informações qualificadas para que agricultores e agricultoras transformem as suas unidades de produção familiar em negócios, o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, lança, em formato digital, a série de publicações Guia Prático Conhecendo o Mercado. O primeiro Guia Prático já está no disponível no site www.car.ba.gov.br e www.sdr.ba.gov.br .

Os temas escolhidos giram em torno de conhecimentos sobre Marketing, Vendas e Acesso a Mercados e será de fácil acesso para qualquer nível de maturidade das organizações. A série, idealizada pela Coordenação de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, trará dicas e ações práticas para o acesso a mercados de vários níveis de complexidade, sejam eles locais, regionais, nacionais e até internacionais. Entre os temas, estão previstos: Acesso a Mercado, Canais de Distribuição, Assistência Técnica com Foco em Mercado, Branding e Posicionamento da Marca, Agregando Valor em Produtos da Agricultura Familiar, entre outros.

Para o coordenador de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, Aldir Parisi, os conteúdos pretendem tirar dúvidas e apresentar soluções e ferramentas para os agricultores familiares: “De linguagem simples e grande teor prático, uma vez que foram testadas no mercado antes de serem escritas, as informações contribuem para que associações, cooperativas e grupos produtivos possam, pouco a pouco, adotar estratégias e ações em uma busca por mercado mais profissional e mais focada em resultados.”

De acordo com o coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, experiências positivas dos últimos três anos da estratégia de acesso ao mercado do edital Aliança Produtiva mostraram a necessidade de expandir os conhecimentos para outras organizações. Ele explica que a séria contará com 12 cartilhas, que serão editadas nas versões em português e inglês, para levar as orientações qualificadas para os produtores rurais.

“Além de servirem como orientadoras para os temas de Gestão e Mercado, o Bahia Produtiva entende que essas cartilhas serão um grande legado a ser deixado pelo estado da Bahia para a Agricultura Familiar e também para quem quiser ter acesso fora do estado da Bahia”, afirma Cabral.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui