Bahia: PF deflagra operação contra esquema de corrupção dentro de Agência Nacional de Mineração

Bahia: PF deflagra operação contra esquema de corrupção dentro de Agência Nacional de Mineração
Foto ilustrativa/PRF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 28/01, a Operação “Terra de Ninguém”, com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção identificado dentro da Gerência Regional baiana da Agência Nacional de Mineração – ANM, antigo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

Ao longo das investigações, que se iniciaram no final de 2017, foi possível constatar que servidores da ANM em Salvador recebiam vantagens indevidas para priorizar o andamento de determinados processos administrativos e até mesmo para modificar decisões contrárias aos interesses de empresários que se dispunham a efetuar esses pagamentos ilícitos.

Os indícios apontam, ainda, que os dirigentes do órgão atuavam para beneficiar empresários ligados ao grupo político responsável por sua indicação para o cargo.

Seis servidores da ANM foram afastados de seus cargos por determinação da 17ª Vara Federal de Salvador, dentre os quais o atual Gerente Regional e os seus dois antecessores.

Além disso, estão sendo cumpridos também 22 mandados de busca nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas.

Cerca de 60 policiais federais participam da ação.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013), corrupção passiva (art. 317, CP), prevaricação (art. 319, CP) e advocacia administrativa (art. 321, CP).

Fonte: Polícia Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui