Bahia é o Estado nordestino com o maior número de mortes no trânsito

Bahia é o Estado nordestino com o maior número de mortes no trânsitoDados divulgados pela Seguradora Líder DPVAT, administradora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre no país, apontam o alarmante índice de acidentes no trânsito com morte no estado. Em comparação com os outros oito estados nordestinos, a Bahia é líder quando o assunto é o pagamento de indenizações por morte em acidentes de trânsito, com 22,35% dos casos.

Apesar da redução de 307 casos de 2012 para 2013, o estado continuou na frente, com o pagamento 3.452 indenizações no ano passado. No Brasil, a maior parte foi paga a familiares de vítimas entre 18 a 34 anos, a maioria envolvendo acidentes com motocicletas.

No total, em 2013, o Brasil atendeu a 507.915 pedidos de indenizações, sendo eles 60.752 por mortes de trânsito, 352.495 por invalidez permanente e mais de 94 mil por despesas médicas, um crescimento de 25% em relação ao ano de 2012.

Seguro obrigatório criado com o objetivo de indenizar vítimas de acidentes de trânsito, sem seja ele motorista, passageiro ou pedestre, o DPVAT é cobrado anualmente, junto ao IPVA e ao licenciamento do veículo. Atende nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares.

Perfil dos acidentes

Na Bahia, os acidentes fatais que deram margem ao pagamento de indenizações em 2013, foram, a maioria, envolvendo motocicletas (47%), seguidos de automóvel (40%), caminhão (10%) e por último ônibus (3%). No Brasil, os acidentes com motos seguem liderando o ranking de indenizações gerais representando 71% dos casos. Na maioria das vezes, o condutor é a principal vítima.

Outro índice alarmante constatado no balanço da seguradora foi o aumento dos casos de solicitação de compensação por invalidez permanente. De 2012 para 2013, o número de indenizações nesta modalidade subiu de 31% para 34% no Nordeste, levando em conta o quadro nacional.

Entre as vítimas, os homens aparecem como a maioria esmagadora. Das indenizações pagas, o sexo masculino aparece em 76% dos casos solicitados em todo o Brasil, liderando entre as vitimas por invalidez, morte e solicitação de despesas médicas.

Só de veículos licenciados no estado, a Bahia possui mais de 3 milhões automóveis, entre motos, carros de passeio, caminhões e ônibus, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, na última atualização, feita em novembro do ano passado.

As vítimas de acidentes podem solicitar o pagamento da indenização através de um dos postos do DPVAT no estado, levando, além da documentação pessoal, o boletim de ocorrência do acidente. No entanto, a documentação exigida varia de acordo com o tipo de indenização. Mais informações sobre como solicitar o atendimento do seguro pode ser obtida pelo site do Seguro DPVAT, através do 0800 0221204.

 

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui