Segundo o Ministério da Saúde, foram computadas 13 óbitos no estado, contra 17 mortes no Rio de Janeiro
A Bahia amarga a segunda posição no ranking dos estados que tiveram a maior quantidade de mortes confirmadas por dengue este ano, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, foram computadas 13 óbitos no estado, contra 17 mortes no Rio de Janeiro.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as mortes por dengue na Bahia ocorreram em cidades como Salvador, Camaçari, Jacobina, Itabuna, Conceição do Jacuípe e Guanambi.
Na contramão do país, que registrou queda de 44% no número de casos de dengue confirmados, a Bahia está entre os seis estados que tiveram alta nas taxas nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período em 2011. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada nesta quinta (17) pelo Ministério da Saúde.
De janeiro a abril de 2012, foram registrados 28.154 casos em todo o estado da Bahia. No mesmo período do ano passado tinham sido computados 22.424 ocorrências, o que representa um aumento de 5.730 pessoas diagnosticadas com a doença – um incremento de 25%.
Outros cinco estados brasileiros registraram também alta no número total: Tocantins, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso. Em todo o país foram registrados 286.011 casos e 74 mortes em decorrência da infestação do aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
O número é menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 507.798 ocorrências. O governo ainda informou que houve diminuição de 87% nos casos graves da doença . Neste ano, foram registrados 1.083 registros e em 2011, 8.630.
Fonte: Correio da Bahia