Bahia é estado com maior número de projetos inscritos em concurso de inovação no setor público 

Dezenove iniciativas de servidores estaduais baianos concorrem este ano a premiação promovido pela Escola Nacional de Administração Pública 

Bahia é estado com maior número de projetos inscritos em concurso de inovação no setor público 
Foto: Divulgação

A Bahia é, mais uma vez, o estado brasileiro com maior número de iniciativas concorrentes no Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).  Em sua 25a edição, o certame recebeu este ano as inscrições de 19 projetos desenvolvidos por servidores de diversos órgãos estaduais baianos. Na sequência, mereceram destaque o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo, cada um com a candidatura de seis projetos.

De acordo com a própria ENAP, desde que o concurso passou a contemplar iniciativas dos poderes executivos estaduais, em 2017, a Bahia foi o Estado que mais inscreveu projetos. Além disso, o governo baiano vem figurando anualmente no ranking das iniciativas destacadas pelo concurso.

Em  quatro anos, quatro projetos baianos foram premiados pelo ENAP. São eles: o software Banco de Preços, da Secretaria da Administração do Estado (Saeb)  e o projeto Paz Judicial, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), ambos contemplados em 2017; o Programa de Instrutoria Interna, da Saeb, vencedor em 2018, e um projeto de órteses de baixo custo, do Hospital Geral de Vitória da Conquista, ganhador em 2020.

Já em 2019 o projeto Mídia Digital Sacada, da Saeb, ficou entre os finalistas da categoria Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estatual/Distrital.

“O Estado da Bahia é reconhecido no cenário nacional pelo seu perfil inovador na gestão pública e o desempenho no Concurso Inovação no Setor Público da Enap ao longo desses anos vem ratificar esse perfil”, acredita Elba Andrade, coordenadora do Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (CIIIAP), vinculado à Saeb.

Projetos –  No total, a Enap recebeu este ano 245 projetos, incluindo 148 inscritos pelo Poder Executivo Federal e 81, pelo Poder Executivo Estadual/Distrital, em 20 estados. Entre as iniciativas do governo baiano que concorrem estão, entre outras, o RG Expresso, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Plataforma de Atendimento Omnichanel (Sac Digital), pela Saeb, e o projeto de estudos colaborativos Evidencias e Desafios da Covid-19, desenvolvido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

Todos os processos inscritos passarão por uma triagem de conformidade, feita pela própria Enap, com o objetivo de conferir os requisitos constantes no edital e identificar as inscrições válidas. Na sequencia, os trabalhos serão submetidos a avaliadores externos, que atribuirão notas aos projetos.  Por último, ocorrerá a avaliação final, com a indicação dos ganhadores. A divulgação do resultado está prevista para o próximo dia 4 de outubro.

Promovido anualmente, desde 1996, o Concurso Inovação valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações, que geram melhoria na gestão das organizações e políticas públicas e contribuem para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população, tornando mais eficientes as respostas do Estado às demandas da sociedade. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui