Bahia: Consumidores denunciam cobrança de seguro em conta de luz

Eles afirmam que tarifa aumentou e serviço não foi solicitado. Coelba diz que lesados devem entrar em contato com agências.

Bahia: Consumidores denunciam cobrança de seguro em conta de luzAlguns consumidores afirmam que estão tendo que pagar um seguro de proteção familiar na conta de luz sem ter solicitado o serviço. Segundo eles, a cobrança é realizada em tarifas de contas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) em Salvador e no interior da Bahia.

“Sempre paguei, mas não me perguntei pra que servia. Agora que estou vendo que a minha conta de luz está subindo mais e eu não estou tendo condição de pagar. Está muito alta”, reclama a dona de casa Dione Souza.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) não explicou o que é o seguro, mas informou através de nota que se o consumidor identificar cobranças de serviços de terceiros sem autorização, deve ir a uma agência de atendimento ou estabelecimento credenciado para que seja a retirada da cobrança.

Por conta da cobrança, alguns consumidores procuraram a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) para reclamar da ação. Segundo o Procon, em 2014, foram feitos 26.643 atendimentos por cobranças indevidas, sendo que 13.731 relacionados a áreas de serviços essenciais, como energia elétrica, telefonia, água, esgoto e transportes. Em 2015, até o mês de abril, foram feitas 7.882 reclamações.

“Esse serviço fornecido sem a solicitação prévia, desobriga o consumidor de pagar, caracteriza-se uma cobrança indevida e, se o consumidor efetuar o pagamento, terá o direito da restituição em dobro do que pagou em excesso”, afirma Iratan Vilas Boas, diretor de fiscalização do Procon.

O consumidor que não concordar com a cobrança deve entrar em contato com a Coelba em uma das das agências, ou pelo telefone 0800 071 0200.

 

 

Fonte: G1 BA

 

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