Bahia: Consumidores denunciam cobrança de seguro em conta de luz

Eles afirmam que tarifa aumentou e serviço não foi solicitado. Coelba diz que lesados devem entrar em contato com agências.

Alguns consumidores afirmam que estão tendo que pagar um seguro de proteção familiar na conta de luz sem ter solicitado o serviço. Segundo eles, a cobrança é realizada em tarifas de contas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) em Salvador e no interior da Bahia.

“Sempre paguei, mas não me perguntei pra que servia. Agora que estou vendo que a minha conta de luz está subindo mais e eu não estou tendo condição de pagar. Está muito alta”, reclama a dona de casa Dione Souza.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) não explicou o que é o seguro, mas informou através de nota que se o consumidor identificar cobranças de serviços de terceiros sem autorização, deve ir a uma agência de atendimento ou estabelecimento credenciado para que seja a retirada da cobrança.

Por conta da cobrança, alguns consumidores procuraram a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) para reclamar da ação. Segundo o Procon, em 2014, foram feitos 26.643 atendimentos por cobranças indevidas, sendo que 13.731 relacionados a áreas de serviços essenciais, como energia elétrica, telefonia, água, esgoto e transportes. Em 2015, até o mês de abril, foram feitas 7.882 reclamações.

“Esse serviço fornecido sem a solicitação prévia, desobriga o consumidor de pagar, caracteriza-se uma cobrança indevida e, se o consumidor efetuar o pagamento, terá o direito da restituição em dobro do que pagou em excesso”, afirma Iratan Vilas Boas, diretor de fiscalização do Procon.

O consumidor que não concordar com a cobrança deve entrar em contato com a Coelba em uma das das agências, ou pelo telefone 0800 071 0200.

 

 

Fonte: G1 BA

 

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