A Bahia conquistou o jogo Brasil x Itália, um dos melhores e mais disputados da Copa das Confederações de 2013. O anúncio aconteceu em 1ºde dezembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. No sorteio, ficou estabelecido que o jogo Brasil x Itália será disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador. A capital baiana receberá também os seguintes jogos: 20 de junho, equipe campeã da África (a ser definida em fevereiro deste ano) x Uruguai; 22 de junho – Brasil x Itália, e 30 de junho, disputa do 3º e do 4º lugar.
Para o secretário Ney Campello, o resultado do sorteio não poderia ser melhor, “porque são 11 títulos mundiais desfilando nos jogos de Salvador, e a recepção da seleção africana para além do jogo tem um cunho especial”.
Também ficaram definidos os rivais do Brasil. No dia 15 de junho, o Brasil enfrenta o Japão, no jogo de abertura, em Brasília; em 19 de junho, a seleção joga contra o México, em Fortaleza, e em 22 de junho, que é um dos jogos de Salvador, o confronto será com a Itália.
A Copa das Confederações terá 16 partidas, entre os dias 15 e 30 de junho, nas seis cidades brasileiras (Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Belo Horizonte). O grupo A ficou composto pelas seleções do Brasil, Japão, México e Itália, e o grupo B pela Espanha, Uruguai, Taiti e a campeã africana.
Soccerex 2012
O espaço baiano na maior feira de negócios de futebol do planeta, a Soccerex, ativado de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro, foi palco de ações e articulações importantes para o Governo do Estado. A visita do cônsul-geral da Austrália no Brasil, Kym Fullgrabe, foi uma delas. A visita teve como objetivo conhecer os equipamentos baianos já aprovados pela Fifa para ser centros de treinamento de seleções. O cônsul demonstrou interesse pelo equipamento da cidade de Porto Seguro, que já consta na primeira versão do catálogo dos centros.
Durante a reunião, Fullgrabe destacou o estilo de vida similar da Bahia e da Austrália e o interesse em fazer uma visita oficial ao estado, especificamente às cidades de Salvador e Porto Seguro, para conhecer as oportunidades de negócios e os investimentos que a Bahia vem realizando. A conversa foi preliminar, pois a definição da escolha do local para os centros de treinamento só poderá acontecer após as eliminatórias, com a confirmação da classificação da Seleção Australiana de Futebol.
Curso exclusivo para ex-atletas de futebol
Uma nova oportunidade no mercado de trabalho para os ex-profissionais do futebol baiano. Este é o principal objetivo do curso para ex-atletas de futebol, ministrado pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), exclusivo entre as sedes da Copa de 2014.
Com duração de um ano e meio, o curso começou no primeiro semestre de 2012 e tem como abordagem o receptivo para treinamento de atendimento a turistas, delegações e técnicos em lazer. “Vamos lutar para que o receptivo da Copa de 2014 seja formado por aqueles que jogaram na antiga Fonte Nova e que tanto honraram suas camisas, o futebol baiano e a Bahia”, declarou Campello.
Fórum regional
Oriundo do Programa de Interiorização da Copa na Bahia, o fórum regional surgiu como uma vertente do evento que é realizado em Salvador (Fórum Copa Bahia 2014), para que os municípios do interior também possam apresentar seus potenciais turísticos, receptivos, culturais e de negócios, além de permitir maior interação entre as cidades interioranas e a sede do mundial. Já foram realizados nove fóruns, contemplando cidades como Ilhéus, Juazeiro, Lençóis, Feira de Santana, Barreiras, Maraú, entre outras. A Secopa ressalta a grande mobilização dos municípios indutores do turismo e das localidades candidatas a centros de treinamento de seleções em sediar novos eventos que envolvam a Copa de 2014.
Fonte: Secom