Bahia: Campanha de vacinação contra gripe atrasa em cidades do interior

Cerca de 13 municípios do sul do estado, não receberam as vacinas.
Campanha nessas cidades deve começar no próximo sábado, dia 26.

Bahia: Campanha de vacinação contra gripe atrasa em cidades do interiorA campanha de vacinação contra gripe vai começar com atraso em pelo menos 13 municípios do extremo sul da Bahia, de acordo com Informações da Diretoria Regional de Saúde (Dires). Isso ocorreu pois, até esta quarta-feira (23), as vacinas não tinham chegado em algumas cidades do interior do estado.

“Houve um atraso, a gente acredita, que por conta do feriado, mas a previsão de chegada das vacinas da gripe é até hoje, aqui na nona Dires “, explica Soraia de Oliveira, diretora da 9° Dires.

Em Teixeira de Freitas, por exemplo, quem foi aos postos de saúde, nesta quarta, voltou pra casa sem se vacinar. “Ela não tomou porque não tava tendo” disse Cleide, mãe de Ana Júlia, uma bebê de nove meses. A mãe de outra criança, disse o mesmo sobre a falta de vacinas. “Não tinha vacina hoje, só no sábado”, conta Elizabete.

Além de Teixeira de Freitas, outros municípios também não receberam as vacinas, entre eles Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Itamarajú, Jucuruçu, Lajedão, Mucuri, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Prado e Vereda.

Quando as vacinas chegarem na Diretoria Regional de Saúde, o próximo processo é separar as doses por município. A distribuição é mais rápida para Teixeira de Freitas, já que a 9° Dires está localizada no município. Já as outras 12 cidades vão precisar se deslocar até Teixeira de Freitas para buscá-las. Por conta disso, a campanha nessas cidades deve começar no dia 26 (sábado).

Balanço
Em dois dias, cerca de 720 pessoas foram vacinadas na Bahia pela Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde. O balanço até esta quarta-feira (23) foi obtido com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A ação acontece até o dia 9 de maio e a meta baiana é ter pelo menos 3,2 milhões imunizados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Salvador, as vacinas estão acessíveis em 117 postos de saúde. No sábado (26), vai ser realizado o dia “D” contra a gripe – nesse dia, além do funcionamento das unidades tradicionais, pontos extras de vacinação serão instalados em áreas de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, igrejas e escolas.

Campanha
A novidade deste ano é a ampliação do público-alvo infantil. Anteriormente, apenas crianças de 6 a 23 meses recebiam a vacina. A faixa etária foi estendida até os 4 anos.

As crianças precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada nos postos de saúde 30 dias após a primeira. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.

A imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza, segundo apontam estudos. A meta de imunização do Ministério da Saúde é de 80%.

 

 

 

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui