Por Susana Ferreira/OSollo
Hoje, terça-feira (04), a inauguração do parlatório reuniu autoridades que foram prestigiadas por representantes de diversos segmentos de Teixeira de Freitas. No descerramento da placa, o diretor do Conjunto Penal, o tenente coronel Osíres Moreira Cardoso, a presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Teixeira de Freitas, Dra. Maria Goretti Martins e o presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal, Ednaldo Rezende destacaram a importância da parceria na instalação do novo espaço.
O parlatório dispõe de três lugares, onde simultaneamente os advogados podem atender aos seus clientes com privacidade. A estrutura possibilita o diálogo através de interfones individuais. “Não existia nenhuma sala, os atendimentos aconteciam de forma precária. Nós estamos felizes com mais esta conquista da advocacia para região”, afirmou Dra. Maria Goretti Martins.
Segundo Dr. Henrique Marques Cardoso “o espaço facilitará o atendimento do advogado ao cliente, garantindo inclusive o direito ao sigilo, antes da existência do parlatório, estes atendimentos dificultavam o andamento das atividades comuns do presidio”, destacou o advogado integrante da diretoria da OAB.
Edinaldo Rezende, presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal, entidade parceira na viabilização do espaço, afirmou “a sintonia entre a o conselho, a OAB e o Conjunto Penal contribuiu para colocarmos em prática uma das nossas atribuições que é de primar pela humanização do atendimento aos internos”.
“Na verdade, deve-se levar em consideração que hoje Teixeira de Freitas vai conseguir atender com dignidade os apenados e os presos que estejam aqui provisoriamente, justamente para que tenham uma melhor qualidade de tratamento. É uma vitória que foi construída a várias mãos”, ressaltou Dr. Daniel Moraes, vice-presidente da OAB, definindo o momento como início de novos tempos para advocacia criminal.
O tenente coronel Osíres Moreira Cardoso relembrou que até a sua sala foi cedida algumas vezes para os advogados atenderem aos clientes. “Quando a unidade foi edificada não dispunha de uma sala para atendimento. Hoje, é uma realidade graças a uma parceria, inclusive com a participação de servidores da unidade. Agrademos à diretoria da OAB e à presidência do Conselho da Comunidade da Execução Penal pela confiança em nosso trabalho comprometido com a sociedade de Teixeira de Freitas e região, finalizou o diretor do Conjunto Penal.
Demorou mas saiu do projeto.
Parabenizamos pela iniciativa que nos foi apresentada em Projeto, pelo Dr. Alberto Barbosa Rocha, então Presidente da OAB Subseção Teixeira de Freitas, que hoje, com nossa a parceria Conselho da Comunidade da Execução Penal, OAB -Teixeira de Freitas, e a administração construtiva do Conjunto Penal, conseguimos concluir esse necessário ambiente jurídico e de Direitos Humanos no Carcerária, indispensável para a preservação da privacidade profissional do Advogado e seu cliente, interno do sistema penal.