Aulas na rede pública municipal serão iniciadas dia 08 de março em Porto Seguro

 

Matrículas já estão abertas e de acordo com a Secretaria de Educação, sistema de ensino será remoto

Aulas na rede pública municipal serão iniciadas dia 08 de março em Porto Seguro
secretária de Educação, Dilza Reis. Fotos: Ascom

Com as aulas suspensas há praticamente um ano em toda a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Porto Seguro anuncia o início do calendário letivo 2020/2021, para 08 de março. As matrículas já estão abertas e de acordo com a secretária de Educação, Dilza Reis, a modalidade de ensino será remota. A decisão, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, foi tomada também com base na orientação dos conselhos Estadual e Nacional de Educação.

“O desafio é grande, a missão é complexa, mas é possível de ser cumprida. Com as aulas remotas, através de aparelhos digitais, os alunos poderão acessar o conteúdo pedagógico em qualquer lugar”, afirma a secretária. Segundo ela, se todos os alunos tivessem acesso à tecnologia, o ensino seria totalmente digital. “Infelizmente esta não é a realidade da maioria das escolas públicas do Brasil. Então nosso plano B será através de atividades impressas. E os professores estarão nas escolas, na base, construindo essa proposta a partir da realidade de cada comunidade onde está inserida a escola”.

Aulas na rede pública municipal serão iniciadas dia 08 de março em Porto Seguro

Dilza informa que os professores já estão em seus locais de trabalho, tomando todos os cuidados sanitários – com máscaras, álcool gel, respeitando o distanciamento – buscando caminhos e possibilidades para atender as necessidades dos estudantes. “Foram 30 dias de um trabalho exaustivo em janeiro, criando as condições para voltarmos a receber nossos alunos. Os professores estão a postos, procurando entender a realidade da sua escola, porque não existe receita pronta e não podemos ficar parados. Em contrapartida, espera-se que os pais e responsáveis também façam a sua parte”, recomenda.

Direito Constitucional

“A educação foi um dos setores mais impactados com a pandemia, afastando o aluno da sala de aula. Mas a Constituição é bem clara em seu Artigo 205, que garante o direito à educação. E essa é uma obrigação do Estado e da família, com a contribuição de toda a sociedade”, salienta. De acordo com Dilza, nesse momento de acolhimento, a secretaria espera que a gestão de cada escola e suas equipes sensibilizem os pais e responsáveis para a importância do seu papel, buscando formas de interagir com a escola, viabilizando também a retirada do material didático necessário para o aprendizado de seus filhos.

“Nossa política municipal de educação estará pautada em três pilares: fortalecimento da equipe pedagógica, fortalecimento da gestão escolar de cada unidade e valorização do magistério”, assinala a secretária. A meta é também fazer o município avançar nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Nosso foco principal e o mais importante de tudo isso é o aprendizado do aluno. Esperamos que neste momento, todas as equipes gestoras das escolas do município atuem com prudência, sensibilidade, bom senso e acima de tudo, dedicação”, resume.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui