A aula inaugural da primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, aconteceu na noite segunda-feira (26/02), em Teixeira, e a abertura foi feita pela reitora da Universidade, Joana Angélica Guimarães. Foi um marco não só para a história da universidade, mas, para o município. O curso de medicina está aprovado desde 2014 e a aula inaugural marca a concatenação do projeto, que promete revolucionar e humanizar a saúde da região.
O evento contou com a presença dos alunos aprovados no processo seletivo e seus familiares, além de diversas autoridades, dentre elas, o secretário de Educação, Hermon Freitas, representando o prefeito de Teixeira de Freitas, o radialista e vice-prefeito Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Lucas Bocão”, o deputado federal Uldurico Junior, o coordenador do curso de medicina, Luiz Henrique, a dra. Marcia Moraes, decana da UFSB, o diretor assistencial da Policlínica Regional, dr. Ronaldo de Toledo, o diretor clínico da Unidade Municipal Materno-Infantil (UMMI), dr. Waldir Ferreti, diretor clínico do hospital municipal de Teixeira de Freitas, e o palestrante da noite, o deputado federal Jorge José Santos Pereira Solla, que ministrou a palestra “SUS: perspectivas na conjuntura atual”.
Alunos e familiares acompanharam a cerimôniaO aluno do curso de medicina, Elvis Soares Meira, 26 anos, disse: “Estou muito alegre, porque não tínhamos certeza desse curso, por conta da situação política do país, a questão do concurso, da estrutura. Agora, inicia-se um novo ciclo aqui na universidade, e a gente começa a ter mais perspectiva do curso de medicina, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia”.
Regina Aparecida, aluna também, 25 anos, falou que é “um sentimento de muita gratidão, de muita expectativa, que está vindo ao futuro, creio, também, que seja uma oportunidade de se fazer a diferença, me tornar uma profissional, é um sentimento carregado de emoção e gratidão”.
Para o deputado federal Uldurico Junior, é uma sensação de muito orgulho. “Para nós, cidadãos teixeirenses, ter esse curso de medicina agora em nossa cidade. Hoje, temos a oportunidade de darmos ao cidadão teixeirense a chance de um curso gratuito. Pela qualidade que é a Universidade Federal e pelo curso de medicina, em Teixeira de Freitas, é um dia histórico para nossa cidade e a gente espera que esse curso seja cada vez mais incentivado pelos órgãos públicos”, enfatizou o jovem deputado.
O deputado federal Jorge Solla, que esteve em Itabuna, Porto Seguro e, agora, Teixeira de Freitas, relatou que, na verdade, a vinda dele à Teixeira de Freitas é para a cerimônia de colação de grau dos alunos do primeiro ciclo, e “os que estão migrando agora para o segundo ciclo, e teremos a colação de grau desses alunos. E, agora, aproveito para a aula inaugural do Campus Paulo Freire, especificamente do curso de medicina, pra nós, é um grande prazer mostrar esse grande avanço que é o curso de medicina”, completou.
O deputado federal Jorge Solla ainda comentou que é uma satisfação, um marco importante para a saúde de Teixeira de Freitas. “Esse é um esforço de muitos anos de trabalhos, teve contribuições do governo do estado, e a escolha do campus de saúde em Teixeira de Freitas se deveu pelos investimentos que foram feitos na rede. Para nós, é um marco muito importante, quero agradecer à reitora Joana Guimarães, e a toda equipe docente. Desejar sucesso aos alunos e toda comunidade universitária”, externou.
Explicou, ainda, que esses três primeiros anos “são muito importantes na formação desses alunos, no ponto de vista de ter uma visão mais ampla do que é o campo da saúde, não apenas um foco na medicina, mas, um foco na saúde de maneira geral. Então, esses jovens que entram hoje na medicina, já têm um olhar um pouco diferente em relação ao sistema de saúde (SUS), em relação ao campo da saúde de uma forma mais ampla, do que seria se ele tivesse centrado mais diretamente no curso de medicina isso pra medicina e pra todas as outras áreas que nós temos hoje na universidade”.
Dr. Ronaldo de Toledo, diretor assistencial da PoliclínicaO diretor assistencial da Policlínica regional, dr. Ronaldo de Toledo, falou que é um sentimento de extremo orgulho e felicidade em poder ver que a Universidade Federal do Sul da Bahia, campus Paulo Freire, está inaugurando seu primeiro curso de medicina. “Acredito ser de extrema importância e benefício não só para a cidade de Teixeira de Freitas, como toda a região do extremo sul. Como médico da Policlínica Regional, venho aqui oferecer minha plena satisfação e apoio como Policlínica, para que tudo ocorra muito bem e se desenvolva da melhor maneira possível. Parabéns a todos os envolvidos”, comentou dr. Ronaldo.
Secretário de Educação de Teixeira, Hermon Freitas, representando o prefeito Temóteo BritoO secretário de Educação, Hermon Freitas, disse que é um momento especial para Teixeira, uma conquista significativa, “já que a cada dia a cidade se consolida como polo de educação, e, agora, iniciando um curso desejado por muitas cidades no país, que é o curso de medicina, oficialmente iniciando hoje, com a palestra do deputado federal, médico, dr. Jorge Solla, mais o privilégio de representar o prefeito, da alegria que ele está em ser hoje o gestor do município, no marco para a história do município em iniciar o curso de medicina. É uma satisfação para as famílias teixeirenses, e acreditamos que com um curso no formato que foi proposto, onde a parte prática vai ser aplicada desde o início do curso, teremos uma formação de especialistas humanizados, porque essa é a perspectiva que a professora Marcia Moraes nos trouxe. Estamos felizes. Em nome do prefeito Temóteo Alves de Brito, nós desejamos boas-vindas a esses alunos, muitos de outros municípios, e também um bom curso. Estaremos juntos. O município oferece a sua estrutura de saúde para que eles possam se capacitar na prática, se especializar, e trazer a contribuição deles. É uma alegria pra Teixeira de Freitas”, disse Hermon.
A professora doutora Marcia Moraes, vice-decana do Centro de Formação em Saúde, desejou a todos os alunos sucesso e que “possam galgar voos bem altos no percurso desse curso, que se sensibilizem no cuidar do ser humano de forma integral, e não apenas direcionada para seu pulmão, seu coração, seu fígado, ou a sua pele. Que não façam distinção de cuidado entre o usuário que procura o SUS, ou daquele que procura a unidade de saúde privada ou conveniada, que não se esqueçam de que a finalidade maior da formação médica é cuidar das pessoas, que têm suas histórias, seus temores, suas necessidades e que enxergam a relação médico-paciente como a principal condutora do seu tratamento. Que sejam todos e todas bem-vindas e bem-vindos. Quero agradecer a todos e peço a Deus que abençoe a todos os envolvidos nesse novo desafio”, concluiu.
Conforme o coordenador da graduação em medicina na UFSB, professor doutor Luiz Henrique Guimarães, o curso tem um desafio de oferecer uma medicina de alta qualidade na formação dos estudantes, para os problemas reais de saúde da população, enfrentados desde as Unidades Básicas de Saúde até os hospitais mais complexos. E destacou a preocupação da Universidade com a qualidade do curso a ser oferecido e destacou o refinado processo de seleção a que foram submetidos os acadêmicos. “Nossa maior honra é estarmos aqui hoje, é um marco histórico. Vamos fazer um excelente curso de medicina”, adiantou.
Dentre os discentes, há um pataxó, o qual esteve emocionado durante todo o tempoGaleria de Fotos