Da Redação
Quinta-feira, 6 de outubro, Clube Kaikan em Teixeira de Freitas. Nesse dia, a partir das 14h30, aconteceu a Audiência Pública, promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia para debater diretrizes de implantação do Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA) na cidade.
PRESENÇAS
O anfitrião dos deputados convidados foi o deputado estadual Temóteo Brito, que recepcionou os 17 parlamentares que para cá se deslocaram. Presentes ao evento estiveram os deputados federais Valmir Assunção, Edson Pimenta e Maurício Trindade; os deputados estaduais Maria Del Carmem, Marcelino Gallo, Rosemberg Pinto, José Raimundo, Bira Coroa, Nelson Leal, Deraldo Damasceno, Ivana Bastos, Ângela Souza, Cláudia Oliveira, Ronaldo Carleto, Luizinho Sobral, Gilberto Santana e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo.
DESTAQUES
Todos os deputados fizeram uso da palavra e destacaram a importância do campus na cidade como fator de consolidação de Teixeira de Freitas como pólo educacional no interior da Bahia, bem como o impulso cultural, educacional e econômico que atingirá toda a região.
OS PREFEITOS
Vários prefeitos da região estiveram presentes ao evento, tais como Bentivi (Itanhém), Danilo Fraga (Lajedão), Leo Brito (Alcobaça) e Jadson (Caravelas), além de vereadores de várias cidades do entorno. O prefeito Bentivi afirmou que um campus em Teixeira de Freitas serve toda a região: “ a implantação de um campus da UFESBA em Teixeira de Freitas beneficia todo o Extremo Sul, pois para esse campus convergirão estudantes daqui e até de Minas Gerais e Espírito Santo”, comemorou.
A COMISSÃO MUNICIPAL DE IMPLANTAÇÃO
Um dos momentos mais importantes da Audiência Pública foi a fala do professor Décio Bessa, da UNEB, que falou pela Comissão Municipal de Implantação. Essa comissão foi formada após a Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, em setembro. Bessa desenvolveu na audiência do Kaikan uma explanação na qual mostrou o Plano de Desenvolvimento Sustentável e defendeu a instalação em Teixeira de Freitas do Instituto de Saúde do Interior do Estado, que teria por finalidade trazer para a cidade cursos da área de saúde, inclusive Medicina.
INFORMAÇÕES
Várias informações foram dadas no evento, como o local de implantação da UFESBA, que, assim que for sugerido o local, será alvo de análise do MEC. Informou-se também que há uma previsão de que as obras serão iniciadas no próximo ano, para funcionamento em 2013.
Uma preocupação dominante na fala de todos os deputados foi a descaracterizar a Audiência Pública como evento político. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, foi enfático: “esse é um evento administrativo, vindo da Comissão de Educação da Assembleia. Política fica para o ano que vem”, concluiu.