O carateca ilheense Ricardo Guedes faturou mais um título para sua coleção. Na última semana, em Salvador, conquistou a medalha de ouro no IV Campeonato Baiano de Karatê. Professor de Educação Física, o atleta também é campeão brasileiro e pratica a arte marcial há 14 anos.
Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, Ricardo participará de mais um evento, dessa vez, no Estado do Piauí. Em 2015, o esportista garantiu vaga para disputar, agora em novembro, na Argentina, o Campeonato Mundial. O atleta relata que são necessárias várias horas de treino por dia para conseguir chegar bem em uma competição.
O esporte é uma das principais ferramentas para manter crianças e adolescentes fora do envolvimento com a violência e as drogas. A partir deste pensamento, foi desenvolvido o Projeto Karatê Solidário, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), para estimular a prática saudável dessa arte marcial.
O atleta Ricardo Guedes está à frente do projeto, que acontece aos sábados, no bairro da Conquista, durante duas horas de atividades, com a participação de aproximadamente 30 meninos e meninas, na faixa etária de 7 e aos 17 anos. Para o secretário Kácio Brandão, “é muito importante contribuir com o esporte, pois ele resgata a autoestima e desenvolve novos talentos.”
De acordo com Ricardo Guedes, o projeto Karatê Solidário existe há seis anos, de forma gratuita. “A única exigência é que esses jovens estejam estudando”, salienta. Ainda segundo o atleta, a prática desta modalidade tem como objetivo formar cidadãos e não apenas lutadores. Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a coordenação, através do telefone (73) 98804-3528.
Secom – Prefeitura