Atividades multidisciplinares marcam o Dia Mundial da Saúde em Porto Seguro

Atividades multidisciplinares marcam o Dia Mundial da Saúde em Porto Seguro. Foto Ascom

Na véspera do Dia Mundial da Saúde, comemorado neste sábado (7/04), a Secretaria de Saúde de Porto Seguro realizou ao longo da manhã de sexta-feira (06), na praça do Trabalhador, diversas ações alusivas à data, voltadas à conscientização e prevenção no intuito de mobilizar a comunidade local quanto as práticas necessárias da alimentação balanceada atrelada a atividade física regular e avaliação médica frequente. A abertura oficial do evento, que teve a presença da Secretária de Saúde, Edna Alves, destacou-se pelo clima animado promovido pelos profissionais da Academia de Saúde que envolveram os usuários do SUS, de todas as faixas etárias, no aulão dançante e aeróbico.

“Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida associada aos aspectos mentais e físicos, para isso é necessário a adoção de bons hábitos constantes, como ofertamos ao longo do ano nas unidades de saúde e hoje nesta data comemorativa, tendo o foco preventivo para obtenção da longevidade”, explica a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Múltiplas ações 

Desenvolvido pela rede de Atenção Básica, as atividades contaram com atuação de equipes multidisciplinares na oferta de verificação de pressão arterial, glicemia, atendimentos ginecológicos, consultas médicas na área clínica, de nutrição, dermatologia, fisioterapia, como também serviços de odontologia com a unidade móvel, escovodrómo para as crianças, além da realização de testes rápidos para HVI, Sífilis, Hepatite B e C, palestras educativas e espaço da beleza em parceria com a empresa Mary Kay. A ação está integrada ao mês de prevenção e combate à hipertensão arterial.

Cheia de energia, dona Lenita Pereira dos Santos, 80 anos, mostrou-se bastante descontraída durante a atividade física. “Faço exercícios tem 10 anos. De lá pra cá, minha vida mudou por completo. Tenho disposição pra viver porque como bem e não paro de me mexer”, confirma, aos risos.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui