Atividade econômica cresce 0,6% em janeiro

Atividade econômica cresce 0,6% em janeiro
Ilustração
O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) avançou 0,6% em janeiro/11 frente ao mês imediatamente anterior, já descontadas as influências sazonais. Em relação ao mesmo mês de 2010, houve crescimento de 5,4% no primeiro mês de 2011. Nos 12 meses encerrados em janeiro/11, o crescimento econômico atingiu 7,3%, ritmo ligeiramente inferior ao fechamento de 2010 (7,5%).

Do ponto de vista da demanda agregada, o crescimento de 0,6% observado em janeiro foi sustentado pelo avanço do consumo tanto das famílias, que cresceu 0,5%,  quanto do governo, com expansão de 1,0% no primeiro mês de 2011.

Já pelo prisma da oferta agregada, o setor de serviços tem se destacado nestes últimos meses como sendo o principal eixo dinâmico da economia brasileira: em janeiro de 2011 seu crescimento foi de 0,3% em relação ao último mês de 2010, já livre das influências sazonais. A indústria (-0,9%) e a agropecuária (-0,5%) continuam pressionando negativamente o ritmo de crescimento econômico.

Para os economistas da Serasa Experian, o resultado de janeiro sinaliza que o processo de desaceleração econômica é ainda muito incipiente e parece estar mais concentrado em setores econômicos fora da esfera do consumo (investimentos e setor externo). Tal configuração revela que as medidas macroprudenciais já baixadas pelo  Banco Central e a atual trajetória de elevação da taxa básica de juros ainda não conseguiram produzir efeitos mais significativos no sentido de se promover um ritmo de crescimento econômico menos acelerado e mais compatível com o equilíbrio inflacionário.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal)

Na construção do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) utilizam-se técnicas estatísticas de desagregação temporal com indicadores (Chow-Lin, Fernandez, Litterman e Santos Silva-Cardoso). Cada subcomponente do PIB Trimestral, sem ajuste sazonal, oriundo do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, foi desagregado, por cada uma das técnicas supramencionadas, utilizando-se séries de alta freqüência (mensais) altamente correlacionadas com a série a ser desagregada. Considerou-se como estimativa final de cada série mensal associada a cada um dos subcomponentes do PIB Trimestral a média aritmética simples dos valores mensais obtidos por cada uma das técnicas distintas de desagregação temporal.

As séries mensais finais dos subcomponentes foram utilizadas como indicadores para a obtenção das séries dos níveis hierárquicos imediatamente superiores, sempre considerando como estimativas finais, em cada etapa, as médias aritméticas dos valores obtidos pelas quatro técnicas de desagregação temporal. Tal procedimento foi conduzido até chegar-se à última desagregação temporal, ou seja, do PIB Trimestral Consolidado, sendo que, para tanto, consideramos como indicadores mensais as séries desagregadas dos componentes da oferta agregada.

Para a obtenção das estimativas mensais das séries do PIB Trimestral com ajuste sazonal, cada componente mensal desagregado nos procedimentos anteriores (sem ajuste sazonal) foram ajustados sazonalmente utilizando-se TRAMO/SEATS constituindo-se, assim, os indicadores mensais a serem utilizados nas técnicas de desagregação temporal das séries, com ajuste sazonal, do PIB Trimestral.

Fonte: Serasa Experian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui