Dirigir ou andar como passageiro em carros em grandes centros urbanos do Brasil pode ser bastante arriscado, principalmente por conta da criminalidade.
Desta forma, as pessoas precisam redobrar os cuidados no trânsito para reduzir as chances de se tornarem alvos potenciais de furtos ou assaltos.
Os bandidos aproveitam as distrações dos motoristas ou passageiros no trânsito para atacar os veículos e roubar objetos de valor ou praticar o sequestro-relâmpago, seja no embarque e desembarque ou até mesmo em congestionamentos.
Para você não ser um alvo fácil, confira algumas dicas
- Não reaja – É fundamental estar atento ao trânsito e tente antecipar possíveis ataques, caso seja abordado, nunca reaja, até porque sair ileso é a prioridade.
- Atenção no embarque – O ideal para os motoristas é se aproximar do veículo com a chave na mão. Ao entrar no carro é fundamental trancar as portas e sair imediatamente, sem ficar esperando.
- Vigilância: Sempre que for parar em algum lugar ou estacionar é bom observar o entorno do veículo. Caso observe alguma movimentação estrada, evite se aproximar do carro.
- Não deixe carro ligado: Em hipótese alguma saia do carro com o motor ligado e as portas destravadas, principalmente quando houver crianças no veículo.
- Evite expor objetos valiosos: Não deixe objetos visíveis dentro do carro, já que isso atrai a atenção dos bandidos. O ideal é deixar esses objetos de valor no porta-malas ou em um local pouco visível.
- Não ofereça ajuda a estranhos: Por mais que parece algo comum, é fundamental evitar pessoas desconhecidas em supostas situações de pane do veículo.
- Portas sempre trancadas: Sempre observe se suas portas estejam sempre trancadas e as janelas de preferência fechadas em seu trajeto.
- Atenção nos Semáforos: Um dos lugares onde mais ocorre as ações dos bandidos é durante a pausa nos semáforos. Nesses locais, a atenção precisa ser redobrada. Evite mexer no celular.
- Não aceite ajuda de estranhos: Durante um momento de problemas mecânicas, chegar uma pessoa para ajudar pode ser uma grande ajuda, porém o recomendado é que você desconfie de estranhos e chame um serviço de socorro confiável.
Fonte: News Motor