Até onde lutar?

“Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: Você quer ser curado?” (João 5.5-6)

Até onde lutar? Não era incomum Jesus fazer perguntas como esta que fez ao paralítico que encontrou no tanque de Betesda. Certa vez, ao entrar em Jericó, um cego pediu sua ajuda “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Jesus parou, pediu que trouxessem o homem até ele e perguntou-lhe: “o que você quer que eu lhe faça?” (Lc 18.35-42). Uma pergunta cuja resposta nos parece obvia. Uma pergunta dispensável. Essas perguntas de Jesus tem atraído a atenção de muitos que tentam entender a razão. O paralítico de Betesda precisou responde-la. Parece-me que ela tinha um significado singular para cada pessoa a quem Jesus indagava. Parece-me que Ele tocava as motivações mais interiores de cada um.

O tanque de Betesda era um lugar em que se aglomeravam pessoas deficientes e doentes pois criam que um anjo agitava a água e quem primeiro a tocasse era curado. Não temos como confirmar a veracidade disso, mas a multidão estava lá e aquele homem também. Ele estava paralítico há trinta e oito anos. Há quanto tempo estava ali fazendo suas tentativas, não sabemos. Mas, trinta e oito anos de paralisia não mataram a sua vontade de ser curado. A maioria de nós estaria conformada. Por que ele não se conformou? Por que nos conformamos a situações a que não deveríamos nos conformar? E a que situações deveríamos nos conformar, aprendendo a viver e conviver com elas?

O Espírito Santo nos ajuda a discernir as lutas a que devemos nos dedicar e por quanto tempo. Ele nos guia em toda verdade e nos ensina a lidar com a vida, que é cheia de obstáculos, problemas e dores. É tão desastroso nos conformar com o que não deveríamos quanto viver lutando para resolver o que não terá solução. Em ambas as situações estaremos perdendo vida, tempo e oportunidades. Este é um equilíbrio dos mais difíceis para a vida. Tanto lutar quanto abandonar a luta podem nos melhorar, se acertarmos ao fazer isso. E em tudo podemos amadurecer e conhecer o poder de Cristo, que supera nossas limitações. Ele pode realizar o impossível, mas também pode dizer: “nada disso vai mudar. Você ficará bem. A minha graça é o bastante para você.” (2Co 12.9)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui