O Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS) realizou através da Secretaria Municipal de Assistência Social a entrega dos certificados a 42 assistidos dos programas assistenciais pelos CRAS Liberdade, Castelinho, Ulisses Guimarães e São Lourenço.
A certificação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório do CRAS São Lourenço.
O Programa Acessuas Trabalho é um programa da Secretaria de Assistência Social, que funciona dentro da Proteção Social Básica e age como uma porta de saída das políticas de assistência social através da criação de oportunidades para o mundo do trabalho destinadas a um público com idades entre 14 e 59 anos em situação de vulnerabilidade social.
“O programa conta com uma equipe especializada que cumpre um ciclo de quatro oficinas. Além da aplicação dos conteúdos a equipe encaminha e acompanha o desenvolvimento desses usuários nas empresas”, esclareceu a assistente social, Daniele de Oliveira, técnica de referência da Proteção Social Básica no município.
As oficinas tiveram a duração de um mês e de acordo com a psicóloga do programa, Raquel de Lima Franco, “a equipe começou trabalhando a questão da documentação e a importância de ter um plano individual, depois o tema foi sobre a elaboração de currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Em seguida estudamos sobre o marketing pessoal e planejamento estratégico e finalizamos falando sobre educação financeira e empreendedorismo”, disse.
O secretário Gilberto Santos informou que a equipe do Acessuas é um programa federal que atua em parceria com o município através do prefeito Temóteo Alves de Brito e tem o intuito de criar oportunidades de emprego e renda e preparar os usuários da Smas e comunidade local para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
“É com esse pensamento que o programa tem trabalhado e desenvolvido essas oficinas preparando e capacitando as pessoas para que elas possam ter uma oportunidade melhor, ter qualidade na hora de preparar um currículo e participar de uma entrevista de emprego”, declarou Gilberto, lembrando ainda que o programa também tem feito a captação de vagas entre os empresários locais e redirecionando para os usuários de acordo com a necessidade de cada empresa.
Crislane Braga tem 31 anos e é uma das beneficiadas com o programa, ela declarou em entrevista que está muito grata por ter tido a oportunidade de participar e aprender ainda mais com a equipe:
“Pra mim foi muito bom, muito produtivo, tenho muitas esperanças agora, depois da preparação, de conseguir uma vaga de emprego, talvez um dos principais erros que eu cometia antes era exatamente não saber como montar um currículo, como me comportar diante a uma entrevista e agora que aprendi, sei que será muito útil”, relatou.
A coordenadora do CRAS São Lourenço, Monica Bispo, disse ter ficado muito feliz por ter recebido o evento de certificação ao qual alguns concluintes são assistidos dali.
“Hoje foi um dia realmente prazeroso por estarmos proporcionando isso para a vida dessas pessoas que acreditaram no nosso convite e no programa. A assistência social tem a preocupação em cuidar dessas pessoas, pois hoje não trabalhamos mais com assistencialismo mas sim apontando os direitos que as famílias carentes têm“.