Mais de 50 inscritos participaram do lançamento do Programa Líder (Liderança para Desenvolvimento Regional), em Teixeira de Freitas, na noite de quarta-feira, 08 de junho, no Espaço D Cerimonial.
O programa é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que nasceu para responder à carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor na promoção desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.
Participaram do evento de lançamento o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e o palestrante foi o ex-prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, que também é Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Especialista em Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Dentre os presentes, estavam diversos empresários, representantes de entidades de classe e autoridades, prestigiando o programa que reunirá lideranças dos 13 municípios que compõem o território de identidade Extremo Sul.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, esclareceu que o programa é nacional e, no estado da Bahia, apenas duas cidades tiveram a oportunidade de estar participando. “O Programa Líder é nacional e, no estado da Bahia, apenas duas cidades tiveram a oportunidade de estar realizando o programa, que foi Ilhéus e Juazeiro. Agora, a diretoria, a unidade de ambiente de negócios e, também, a unidade regional, decidiu trazer para o extremo sul da Bahia esse programa de discussão de diversas possibilidades e oportunidades, aglutinando as 13 cidades que formam o extremo sul da Bahia em um único espaço, discutindo questões, vendo possibilidades, traçando o futuro, traçando desenvolvimento pra nossa região”, explicou Alex.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre a importância do programa para a região. “O Líder é um programa importantíssimo para o Brasil como um todo e eu fico feliz em ver que esta belíssima região do extremo sul da Bahia entendeu este apelo e aqui estamos, criando essa oportunidade para que todos os segmentos dessa região – setor público, setor empresarial e terceiro setor –, possam estar junto, lutando pelo engrandecimento dessa região, lutando para fazer com que pessoas se capacitem para poder liderar”.
Já Marco Dantas, coordenador estadual do Programa Líder, foi enfático ao esclarecer como a iniciativa vai impactar positivamente as lideranças dos 13 municípios que compõem o território de identidade Extremo Sul. “A importância do Programa Líder para o Extremo Sul é que vamos reunir, ao longo de quase dois anos, as lideranças existentes nos 13 municípios que compõem o Território Identidade Extremo Sul, e estes líderes vão ser instigados a pensar e fazer com que tenha projeto de desenvolvimento econômico para toda região”.
Maxsoely Brito, secretária de Desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e turismo, esclareceu que o Sebrae sempre realiza ações que promovem o desenvolvimento econômico da região e, para ela, é muito gratificante estar recebendo o programa. “Hoje, aqui, para nossa alegria, somos anfitriões desse programa maravilhoso, que é o Líder, que vem trabalhar em conjunto diversas lideranças de toda nossa região; tenho orgulho também de estar participando deste programa”.
Sobre o Líder
O Programa Líder (Liderança para Desenvolvimento Regional) é uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.
As lideranças são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte.
O Sebrae, que também é agência de desenvolvimento do país, atua na promoção da competitividade dos pequenos negócios e territórios brasileiros, em prol do fomento ao empreendedorismo.
Os encontros mensais entre as lideranças permitirão a implantação de uma metodologia própria estruturada pelo Sebrae Nacional que possibilita a construção de habilidades e atitudes que integram e qualificam o grupo em desenvolvimento territorial e instrumentalização de pessoas.
Para o cronograma do Programa, a previsão é que os encontros mensais iniciem nos dias 09 e 10 de junho, e aconteçam até março do próximo ano, seguido do Fórum e apresentação dos Monitoramentos dos Compromissos Regionais que irão compor a agenda de desenvolvimento, conectando isso às demais lideranças e instituições da região.