Assista: pousada em Noronha é interditada após dono se recusar a tomar vacina contra covid-19

A pousada Flat Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, foi interditada, nesta quinta-feira (23), porque os donos do local se recusaram reiteradamente a tomar a vacina contra a covid-19. De acordo com a Administração da ilha, o estabelecimento foi notificado sobre a necessidade de seguir o protocolo de prevenção à doença, mas, mesmo assim, descumpriu regras.

A interdição ocorreu após a elaboração de um laudo feito pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), atestando risco eminente à saúde pública. O documento, ao qual o g1 teve acesso, considera que serviços de hospedagem constituem atividade de contato direto com pessoas.

A reportagem entrou em contato com os donos do local, que disseram ter tomado a vacina depois da suspensão.

Assista: pousada em Noronha é interditada após dono se recusar a tomar vacina contra covid-19
Vigilância Sanitária fecha pousada por dono não estar vacinado. Foto: Reprodução

O caso foi descoberto após uma denúncia à Apevisa. Uma equipe da agência foi ao local e deu um prazo de dez dias para regularização.

“Como os responsáveis pela pousada continuaram recusando a vacina, desrespeitando os protocolos sanitários para atendimento aos turistas, a Apevisa emitiu um laudo técnico atestando risco eminente à saúde pública e determinando a suspensão das atividades no estabelecimento“, afirmou a administração de Noronha.

Por causa do contato com o público, segundo a Administração de Noronha, é necessário que todos os que circulam nesses ambientes estejam completamente vacinados. Isso inclui colaboradores, administradores e hóspedes, dentre outros.

Desde outubro, todas as pessoas que desembarcam em Noronha precisam apresentar comprovante de vacinação.

Em um vídeo enviado ao WhatsApp da Globo, o dono da pousada, Walter Siqueira da Silva, reclama da interdição. “Posso considerar que é uma arbitrariedade. Porém, estou sendo coagido, eu e minha família, a tomar uma vacina que a gente não se recusou, mas que a gente, agora, não está seguro ainda”, afirma, no vídeo.

Ele diz, ainda, que teve a casa interditada. Isso, segundo a Administração de Noronha, não procede.

“Reforçamos que foi interditado um estabelecimento comercial e não uma residência. A Administração da ilha esclarece que o protocolo para o turismo vale para todos e visa garantir a segurança de moradores e visitantes. Assim sendo, todas as medidas serão tomadas para que os protocolos sanitários sejam cumpridos”, disse a administração, por meio de nota.

O g1 entrou em contato com Walter Siqueira da Silva. Ao telefone, ele disse não querer se pronunciar, mas confirmou que tomou a vacina contra a Covid, e que a filha dele, que também trabalha no local, também se imunizou. Somente a esposa dele, também anfitriã da pousada, não tomou a vacina.

Fonte: G1

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui