Assembleia de prefeitos nomeia a equipe de administração do Consórcio de Saúde

 

Assembleia de prefeitos nomeia a equipe de administração do Consórcio de Saúde
Prefeitos definem cargos comissionados do Consórcio de Saúde (Foto: O Sollo)

Em Assembleia Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 23 de março, os prefeitos dos municípios do extremo sul baiano elegeram os nomes que passam a compor a equipe administrativa do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul (Consaúde). O encontro que ocorreu no auditório da Pousada Lord, no município polo de Teixeira de Freitas, contou com a presença dos seguintes prefeitos: Humberto Cortes, o “Betão” (Lajedão), Mayra Brito (Prado), Dinoel Carvalho (Vereda), Dr. Marcelo Angênica (Itamaraju), Manoelzinho (Nova Viçosa), Dra. Jadina Paiva (Medeiros Neto), Calixto Antônio Ribeiro (Ibirapuã), Zuma Pinheiro (Itanhém), Silvio Ramalho (Caravelas), Léo Brito (Alcobaça) e, é claro, o prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito, que é presidente do Consaúde. Estiveram, também, presentes no evento, o coordenador do Consórcio da Bahia, Nelson Portela, o deputado estadual Robinho, o presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, Agnaldo da Saúde, vereadores, jornalistas e outros convidados.

O Consórcio

Assinado em 5 de novembro, a Consaúde tem como meta, o estabelecimento de uma parceria envolvendo as prefeituras dos municípios associados com o governo do Estado, onde cada uma delas destinaria recursos a fim de serem aplicados proporcionalmente ao número de habitantes por cidade – o governo estadual proporcionaria 40%, enquanto que cada prefeitura entraria com 60%. Tendo em vista que Teixeira de Freitas possui uma estrutura especializada no âmbito da rede pública de Saúde, uma vez que dispõe de serviços de maior complexidade quando comparados com os dos demais municípios, ela exerceria, portanto, o papel de oferecer os serviços especializados aos munícipes das cidades membros, recebendo de cada uma delas a contrapartida, conforme previsto no acordo. Por este motivo que está sendo construída uma policlínica em Teixeira de Freitas, com previsão de ser concluída em maio, para atender esta finalidade.

Discurso do presidente do consórcio

Assembleia de prefeitos nomeia a equipe de administração do Consórcio de Saúde
Presidente da Consaúde e prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito em meio ao seu discurso (Foto: O Sollo)

O presidente da Consaúde, o prefeito Timóteo Brito, conduziu a assembleia, em seu discurso, o gestor enfatizou a importância da união entre os prefeitos a fim de superar os desafios encontrados em toda administração municipal, não apenas referente à Saúde, mas em todas as demais áreas: “Quando cada um de vocês estiverem em uma dificuldade, nos convoque, porque nós estamos aqui para ajudar […], isso é uma demonstração de que devemos nos unir, para trabalharmos em prol da Saúde, em prol da Educação, do Esporte, da Infraestrutura, em todos os setores”, destacou o presidente do Consórcio, o prefeito Timóteo Brito.

A fala do coordenador do consórcio

Assembleia de prefeitos nomeia a equipe de administração do Consórcio de Saúde
Coordenador do Consórcio Nelson Portela (Foto: O Sollo)

Das quatro policlínicas que estão sendo construídas na Bahia – as demais estão localizadas em Jequié, Irecê e Guanambi –, a cidade de Teixeira de Freitas foi a primeira que definiu os cargos da comissão; o representante do governador Rui Costa e coordenador do consórcio, Nelson Portela, em sua fala, foi didático ao explicar ao público o processo de escolha dos nomes para composição dos cargos comissionados: “Quem indica o nome [conforme] está no estatuto, é o presidente do consórcio e a assembleia de prefeitos aprova ou não o nome”, explicou o coordenador.

Mais adiante, Nelson Portela descreveu a experiência bem-sucedida das policlínicas do estado do Ceará, que serviram de modelo para as policlínicas baianas; contudo, o governo estadual foi além, ao determinar que todas as policlínicas disponibilizassem aos munícipes, equipamentos de ressonância – algo inexistente nas policlínicas cearenses –, com o valor de R$ 3,2 milhões a unidade, os pacientes da Bahia terão, portanto, acesso a este serviço. Ainda, segundo o coordenador, a policlínica de Teixeira de Freitas já dispõe de 80% dos equipamentos, que se encontram no momento, devidamente armazenados até a conclusão das obras.

Além disso, Nelson Portela apresentou outras metas, por parte do governo estadual, segundo ele, “o governador prometeu dar ônibus para os primeiros quatro consórcios, e Teixeira de Freitas vai receber seis micro-ônibus novos, com ar-condicionado, para poder transportar os munícipes de distâncias, de quem não é do município que foi contemplado com a policlínica”.

A escolha da equipe de administração do consórcio

Assembleia de prefeitos nomeia a equipe de administração do Consórcio de Saúde
Diretor executivo Juliano Mota, assessora especial Bruna Frigeri e o assistente administrativo Claudiano Alves (Foto O Sollo)

No momento mais aguardado, a da escolha da equipe administrativa do consórcio, foram apresentados os indicados pelo presidente da Consaúde, Timóteo Brito, cada um deles foram aprovados por unanimidade pela assembleia de prefeitos. O primeiro aprovado foi o farmacêutico e bioquímico Juliano Ferreira da Mota para o cargo de diretor executivo, e em sua breve fala disse: “Acredito muito nesta cooperativa, acredito muito que o caminho é esse, a união”, em seguida foi ovacionado pelos presentes.

Em seguida foi aprovada a advogada pós-graduada em Direito do Trabalho, Bruna Katyuschia de Oliveira Frigeri para o cargo de assessora especial. Por último, o cargo de assistente administrativo ficou com o estudante de administração Claudiano Alves Pinto.

A sede do consórcio

 

Assembleia de prefeitos nomeia a equipe de administração do Consórcio de Saúde
Foto: O Sollo

Em um dado momento de seu discurso, Nelson Portela se dirigiu ao presidente da Consaúde, o prefeito Timóteo Brito, a fim de solicitar que o mesmo contata-se o reitor da Universidade de Medicina, com o objetivo de retomar as negociações iniciadas pelo então prefeito na época, que visava destinar a área doada pelo Estado – onde seria edificada a universidade – para que essa pudesse ser a sede do consórcio, uma vez que a localidade se encontra ao lado da construção da policlínica e, assim, optando para que a universidade fosse erigida em outro local do município.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui