Assaltante de banco suspeito de participar de execução de delegado de Ipiaú é preso

Dilean Nogueira Santos, 31 anos, é suspeito de participar de execução de delegado de Ipiaú

O assaltante de banco que esteve envolvido no assassinato do delegado de Ipiaú em 2009 foi apresentado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta quinta-feira (28). Dilean Nogueira Santos, 31 anos, foi preso na manhã de ontem em um povoado de Mata de São João – a companheira dele, Aldenísia da Conceição Souza, 19 anos, também foi presa.

O delegado de Ipiaú, André Serra, foi morto a tiros em 2009. Serra foi assassinado no final de outubro em uma emboscada feita por dois homens em uma moto. Outro suspeito do crime, Magno Nogueira da Silva, foi morto durante troca de tiros com a polícia em 2010. Desde 2009 a polícia investiga, a participação de Dilean na execução do delegado e ele tinha um mandado de prisão em seu nome por conta do crime. O mandante do crime seria o delegado José Nélis, da 19ª Coorpin, desafeto do delegado de Ipiaú.

Na casa onde os dois viviam, em Porto Sauípe, a polícia apreendeu uma pistola ponto 40, um carregador do mesmo calibre, maconha, R$ 900 e um veículo Fiat Strada, roubado pelos dois em um assalto em Pojuca na terça-feira. O carro já estava com uma placa clonada.

Ao ser preso, Dilean apresentou uma identidade falsa em nome de Kléber Joel Barbosa, mas logo a polícia descobriu quem ele era. No depoimento, ele disse não saber que o Strada era roubado e disse ter comprado o carro de um homem que não quis identificar. Com o bandido, a polícia também encontrou uma nota promissório de R$ 23 mil.

Aldenisia também estava com documentos falsos. O casal foi autuado em flagrante por receptação, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas.

A operação foi conduzida pelo Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) e com o apoio da Coordenação de Operações Especiais (COE).

Passagens

Dilean tinha dois mandados de prisão em aberto expedidos pelas comarcas de Uruçuca e Ipiaú. Ele e Aldenisia são fugitivos da Delegacia de Irecê – segundo o delegado da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Jorge Figueiredo, os dois se conheceram durante a fuga da delegacia, em novembro de 2010.

Quando os dois fugiram, Aldenisia estava presa por tráfico de drogas e Dilean foi preso após participar de assalto em uma agência bancária em Barra do Rio Grande.

Fonte: Correio da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui