Costa do Descobrimento terá representantes na III Rodada Artesanato Bahia

Costa do Descobrimento terá representantes na III Rodada Artesanato BahiaO artesanato da Costa do Descobrimento terá dois representantes na III Rodada Artesanato Bahia, de 27 a 29 de julho, em Salvador. Edimilson Martins, de Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália), e Célia Amorim, de Porto Seguro, foram escolhidos para representar os artesãos na última reunião do Comitê Gestor do Projeto de Artesanato no Extremo Sul, na semana passada.

A reunião, no Ponto de Atendimento Empresarial de Porto Seguro, contou com a participação dos representantes dos núcleos de Itaporanga, Arraial D’Ajuda, Porto Seguro, Coroa Vermelha e Ponto Central. “Esta é uma reunião que fazemos regularmente para avaliação e para fazer o planejamento das ações”, explicou Enivaldo Piloto, gestor do projeto.

O artesanato é um dos principais veículos condutores do turismo na Costa do Descobrimento, e os artesãos queriam representantes na Rodada de Negócios que conhecessem os produtos e a capacidade de produção local e que tivessem boa comunicação, experiência em outros eventos, agilidade nas decisões e capacidade de organização individual.

Mas o fator principal que pesou na escolha de Célia e Edimilson foi o espírito de grupo da dupla, o que vai garantir que os artesãos divulguem e negociem as peças de todos. Célia, que trabalha com peças feitas em tear, acredita que o encontro será de vital importância para o desenvolvimento do grupo. “As capacitações promovidas pelo Sebrae só nos fizeram crescer e este agora é mais um passo importante para nós”, ressaltou.

Edimilson, além de representar todos os artesãos, vai mostrar seu trabalho singular: ele confecciona quadros feitos com pó de mármore colorido, que vende em sua loja na aldeia pataxó de Coroa Vermelha. “Somente eu faço esse trabalho nessa região e tenho certeza que minhas peças farão sucesso na Rodada”, acredita.

Segundo o coordenador regional do Sebrae no Extremo Sul, Jorge Cunha, o setor de artesanato é uma das prioridades do Sebrae na região. “O artesão, além de gerar emprego e renda, através da sua arte afirma a cultura e as tradições do lugar”, destacou. Para Enivaldo Piloto, a participação dos interessados, dos parceiros e do público-alvo no planejamento das ações do projeto é extremante importante. “Só assim é possível termos uma atuação adequada para atender as necessidades apresentadas pelos artesãos. Um dos focos estratégicos do Projeto de Artesanato Extremo Sul é o fortalecimento da governança, e isso se dá também através do Comitê Gestor”, explicou.

O projeto de artesanato conta com parceiros como Associação de Mulheres Artesãs de Ponto Central, Associação de Moradores de Ponto Central – Núcleo de Artesanato, Cooperativa de Artesanato Pataxó, Cooperativa de Artesanato de Itaporanga e representantes dos Núcleos de Artesanato de Trancoso, Arraial D’Ajuda e Porto Seguro.

 

Fonte: Débora Vicentini

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui