Arraiás movimentam Unidade de Saúde e CAPS em Porto Seguro

No Parque Ecológico, a atração foi o Arraiá dos Idosos e nos Centros de Atenção Psicossocial, jogos e brincadeiras marcaram o dia dos pacientes e suas famílias.

 Junho é mês de festa. E para quem gosta de curtir São João, nada melhor do que um arrasta-pé para esquentar o inverno. No bairro Parque Ecológico, o Arraiá dos Idosos atraiu pessoas da melhor idade e familiares. A festança, promovida pela Atenção Básica do Município e pela Unidade de Saúde do Parque Ecológico, com participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, foi mais uma oportunidade de estabelecer outros laços além relação paciente x médico, entre os idosos e os profissionais da saúde. “Atividades como esta – afirmou a enfermeira Urânia Andrade, responsável pelo evento – promovem maior interação com os pacientes, ao tempo que reforça, entre os funcionários, o trabalho em equipe”. Logo que chegou à festança, seu Manoel Rodrigues, de 72 anos, começou a dançar. Sobre o forró, ele afirmou: “Melhor do que esse não precisa”. Durante a programação, eles receberam brindes depois de responder perguntas acerca de atitudes de prevenção da dengue e aproveitaram para saborear comidas e bebidas típicas.

Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as bandeirolas também coloriram os arraiás.

No CAPS ad, milho cozido, bolo de milho, canjica, cachorro quente e amendoim foram algumas dos pratos da deliciosa festa junina. E no CAPS II a atração foram as brincadeiras que envolveram crianças e adultos. Teve cabo de guerra, dança da laranja, corrida de ovo na colher, corrida de saco e atividades sócio-educativas como jogo ecológico, que usa cores para identificação de coleta seletiva de lixo, e os tradicionais casamento na roça, concurso de rainha do milho e quadrilha de São João.

Os Centros de Atenção Psicossocial desenvolvem um importante trabalho por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e instrutores de oficio. De acordo com a enfermeira Hilda Guimarães, coordenadora de Saúde Mental do Município, o objetivo é oferecer atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

 
Fonte: Alexandra Soares / Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui