Apresentação

O mundo moderno e o homem de hoje. invocam Deus sem o saber. Muitas vezes o apelo é silencioso. Da contestação dos jovens, das fronteiras do amor tão questionadas as aspirações de verdade, justiça e paz, ressurge a Bíblia como resposta definitiva as mais caladas indagações de cada um de nós.

A palavra Bíblia vem do grego bíblia, que é o plural de bibliòn e que significa “livros”. Com este vocábulo, a primitiva cristandade de ambiente greco-romano designava os livros sagrados, que a Igreja considera divinamente inspirados. Esta designação passou também para o latim vulgar: Bíblia. A Bíblia é ainda denominada Sagrada Escritura ou, mais simplesmente, Escritura.

Os livros que compõem a Bíblia são 73 e, em geral, se dividem em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A primeira parte a historia de Israel e a preparação ao Messias, a segunda refere-se a Jesus Cristo, a sua doutrina e a Igreja. A primeira parte é aceita também pelos Hebreus, mas somente os Cristãos aceitam tanto o Velho como o Novo Testamento. A Bíblia, o livro máximo de todos os cristãos, é, na verdade o conjunto dos vários livros que compõem o Antigo e o Novo Testamento.

O Termo Testamento substitui um antigo vocábulo grego, que expressava a idéia de pacto ou aliança. De fato, os textos bíblicos referem-se a aliança de Deus para com os homens, primeiro através de Moisés e depois através dos seguidores de Jesus Cristo.

O termo Evangelho, título de quatro livros do Novo Testamento, origina-se do grego e quer dizer Boa Nova. Os Evangelhos são livros que relatam a Boa Nova de vinda do Filho de Deus, enviado para salvar a Humanidade.

Para os Hebreus e os Cristãos, a Bíblia é a palavra de Deus e a história do povo de Deus: nela existe a continuidade de doutrina e de moral. Nesta unidade, reconhece-se que, apesar de seus múltiplos colaboradores, o autor único é Deus.

A Bíblia, também se caracteriza por uma notável variedade de conteúdo, nas mais diversas épocas, tornando-se o mais precioso dos livros. históricos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui