O processo de aprendizagem das crianças são adolescentes, usar muito a tecnologia, mas penso que aprendemos olhando e pensando os objetos que habitam o mesmo espaço que nós. A aprendizagem acontece no espaço habitado, espaço onde criança, sensações, sentimentos, bichos, coisas, situações, pessoas e atividades acontecem e formam um mundo. São os objetos do cotidiano.
Pesquisa se faz com os cinco sentidos e a curiosidade. As tartarugas caminham solidamente sobre o chão. A vantagem é que não correm o risco de quedas. Tartarugas não quebram pernas. A desvantagem é que são míopes, veem quase nada do mundo. Já as águias, correndo o risco das alturas, acham que o risco da queda vale a pena, pois lá de cima, sem pés no chão, se vê muito mais longe e muito mais bonito.
Segundo o que penso, e seguindo minha filosofia da aprendizagem, o corpo aprende apenas aquelas coisas com as quais está em contato. A aprendizagem é uma função do viver. A vida tem uma relação direta do corpo com o seu meio. Por isso a aprendizagem começa com os sentidos: o ver, o ouvir, o cheirar, o tocar.