Aprendendo a ser livre

“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5.1)

A mensagem cristã é cheia de boas notícias, por isso é chamada de “evangelho” ou “boas novas”. Uma delas é que Cristo nos faz pessoas livres. Mas para quem sempre foi escravo, embora ser livre seja “tudo de bom”, é também algo novo, exige aprendizado e nova compreensão da vida. Estar livre é diferente de enxergar-se livre, pois há a escravidão na qual estamos e a que está em nós. Jesus veio para nos livrar das duas: da prática do que nos escraviza e das mentiras que nos escravizam. A liberdade de Cristo em nós começa com a fé de que, não importa quem somos, o quanto erramos ou o que fizemos, Deus nos ama e nos recebe como Seus filhos. Este é o lugar de toda mudança, é a casa da liberdade.

Acolhidos por Deus, em comunhão com Ele, descobrimos que Ele tem ideias muito melhores sobre quem somos e sobre como devemos viver, sobre o que devemos fazer e sobre quem podemos ser. É vivendo sob Sua influência que a escravidão que nos habita e em que habitamos, é superada. Na associação do amor de Deus com nossa submissão e fé, passado, presente e futuro são pacificados. O passado é perdoado, o presente conta com a presença de Deus e o futuro com Suas promessas. E foi para isso que Cristo nos libertou – para aprendermos a viver uma vida nova, possível apenas por meio de nossa comunhão com Deus.

Mas a escravidão está sempre à espreita, trabalhando na reconstrução de nossas antigas celas. Ela tem vozes que nos lembram o que já fizemos, tem seduções que nos convidam a repetir o que já sabemos que devemos evitar e profetas que dizem que nunca vamos mudar de fato. Mas seus argumentos são mentirosos, sempre! Nenhuma prisão é nosso lugar, e para nos mantermos em liberdade devemos olhar diariamente para a cruz de Cristo, onde o preço da nossa liberdade foi pago. Ele morreu nossa morte e sofreu nosso castigo. Não é desejando a morte ou nos punindo que somos livres. É crendo e nos entregando ao Seu amor bendito. Cristo já fez o necessário para que escravos sejam livres!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui