Após um ano, oficial da PMBA retorna de missão da ONU no Sudão do Sul, África

Após um ano, oficial da PMBA retorna de missão da ONU no Sudão do Sul, África
Após um ano, oficial da PMBA retorna de missão da ONU no Sudão do Sul, África. Foto Divulgação

Após servir durante um ano em missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão do Sul, o tenente Luís Samir dos Santos Costa, oficial da Polícia Militar da Bahia, visitou o Quartel do Comando Geral da instituição, em Salvador, na manhã de quarta-feira (12)

O oficial que atuou como “boina-azul”, apelido dado aos policiais que servem em missões da ONU em países estrangeiros, foi recebido pelo comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, com um novo desafio: difundir o aprendizado desse período. A missão dada foi com propriedade, já que a autoridade máxima da PMBA também serviu na ONU, porém em El Salvador, quando ainda ocupava o posto de capitão anos atrás.

Lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, onde retomou nesta quinta-feira (13) as atividades operacionais, o tenente Samir passou um ano em Juba, capital do Sudão do Sul. No continente africano, ele era responsável pela equipe de patrulhamento nos campos de refugiados e treinamento de policiais de outras nações. O objetivo da função era a proteção de civis e a observação da violação dos direitos humanos, integrando um grupo de aproximadamente 1.400 policiais em missão no Sudão do Sul.

Samir, que tem 39 anos e há 10 integra as fileiras da corporação, destaca o aprendizado no continente africano. “Uma experiência profissional única para o entendimento de outra realidade, onde presenciei muita vulnerabilidade social, sem falar na violação dos direitos humanos, que no Sudão do Sul é gritante. Uma experiência ampla e acelerada, pois também recebia e treinava os policiais que chegavam de outros países para realizar missões de paz”, destaca.

PMBA na ONU – Desde os anos 60 a ONU realiza missões multidimensionais (militares e civis) e o Brasil começou a enviar militares na década de 90. Na Bahia, o primeiro militar que integrou uma missão estrangeira da ONU foi em 1997. Em 2022, ocorreu a primeira missão de policiais militares baianos na África. Além de Samir, que atuou por um ano no Sudão do Sul, o capitão Erisson Soares, também oficial da PMBA, está atualmente em missão de paz na Somália desde o ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui