Após ter seu pedido de candidatura a deputado estadual indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para as Eleições Gerais de 2022, o ex-prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco Bittencourt (PT), anunciou, nesta quarta-feira, 14 de setembro, que sua esposa, dra. Raíssa Félix, irá concorrer em seu lugar por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.
O nome escolhido para concorrer, “Raíssa de João Bosco”, faz alusão ao que está gravado na aliança de sua esposa. Ela vai ao pleito com o mesmo número que o ex-prefeito concorreria.
“Se alguém pensou que a gente ia abaixar a cabeça, está muito enganado, a gente vai continuar. Foi por isso que o PT Estadual junto com lideranças estaduais e nacionais, com a nossa executiva do PT aqui de Teixeira de Freitas resolveu lançar o nome de Raíssa, para, junto comigo, continuar essa caminhada”, declarou Bosco.
Conforme consta no DivulgaCand, sistema de divulgação das candidaturas, o pedido de candidatura de João Bosco (PT) foi indeferido, de modo que a candidatura não reuniu as condições necessárias para o deferimento, tendo sido já julgado pela Justiça Eleitoral.
Ainda de acordo com os dados informados, o motivo está na Lei Complementar nº 64/1990, a conhecida Lei da Ficha Limpa, que o torna inelegível.
Na decisão, são citados a rejeição dos numerários, a não aplicação do mínimo exigido na educação e saúde, o não recolhimento de multas, além da não comprovação de recolhimento ao erário, no período em que o Bosco exerceu o mandato de prefeito de Teixeira de Freitas.
Raissa Felix Almeida Bittencourt é advogada e professora.