Após 8 anos, Lula deixa o Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Palácio do Planalto por volta das 16h desta sexta-feira (31), depois de despachar pela última vez no cargo. Na saída do comboio, ao passar ao lado da Praça dos Três Poderes, Lula abaixou o vidro e acenou para as pessoas que visitavam o local.

Após oito anos no governo, Lula passará a faixa presidencial para Dilma Rousseff neste sábado (1º) em cerimônia no mesmo Palácio onde há oitos recebeu de FHC a faixa presidencial.

Um de seus últimos atos como presidente nesta sexta foi a decisão de não extraditar o ativista de esquerda Cesare Battisti para a Itália. No Planalto, seu último compromisso foi a visita do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Neste sábado (1º), os compromissos de Lula começam às 14h30, no plenário do Congresso Nacional, onde Dilma Rousseff e Michel Temer serão empossados presidente e vice.

Às 17h, após a entrega da faixa, está previsto o discurso de despedida do presidente no parlatório do Palácio do Planalto – voltado para as pessoas que acompanharão a posse na Praça dos Três Poderes.

O último compromisso oficial do dia será a recepção oferecida pela nova presidente às missões especiais estrangeiras e às altas autoridades da República, no Palácio do Itamaraty.

Fonte: Eric Luis Carvalho / Tribuna da Bahia, com informações do G1

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui