Aplicativo do Detran é destaque em evento internacional de gestão de processos

alt

Referência em inovação tecnológica, o aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para smartphones foi apresentado na quinta-feira (14), na 73ª edição do BMP Day, o maior evento em gerenciamento de processos de negócio do mundo, realizado este ano em Salvador. Representantes da administração pública e da iniciativa privada se reuniram no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec), em Piatã, para a explanação de casos práticos.

 

O diretor-geral do departamento de trânsito, Lúcio Gomes, relatou que o app Detran.BA Mobile para os sistemas iOS e Android já alcançou quase 300 mil downloads e representa um marco na relação do órgão com os cidadãos. “Antes da implantação da tecnologia, o cenário era de filas, espera, insatisfação e difícil acesso aos serviços do órgão. Hoje, os usuários têm mais comodidade e maior segurança. Transformamos os processos físicos em processos digitais mais eficientes e eficazes”, ressaltou Lúcio Gomes.

 

Um dos exemplos apresentados foi o processo para a emissão da segunda via da carteira de habilitação, que anteriormente exigia quinze etapas. Com o aplicativo, o processo foi reduzido para três etapas. “Basta escolher o serviço no app, pagar o boleto e escolher o SAC onde deseja retirar o documento. Não é mais preciso biometria e foto. Um processo bem simples”, explicou o diretor de Habilitação do Detran, Mário Galrão.

 

No aplicativo, é possível acessar também os serviços de licenciamento, gravame, histórico de multas, pontuação na carteira, simulado e resultados de exames. Em 60 dias, os usuários cadastrados passarão a receber alertas via SMS sobre a renovação da carteira e do licenciamento. O órgão ainda dispõe de um portal na internet (www.servicos.detran.ba.gov.br), onde é oferecida uma série de serviços online.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui