Apetf reúne sete dos oito candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas

Apetf abre espaço para ouvir propostas de candidatos a prefeito. Fotos: André Lopes/OSollo

A Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal (Iderp) Central foi o local de encontro de sete dos oito candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas na manhã desta quarta-feira, dia 14. A iniciativa foi da diretoria da Associação de Pastores Evangélicos de Teixeira de Freitas (Apetf).

Um café da manhã recepcionou os convidados, acompanhados pelos candidatos a vice-prefeito, esposo, esposas e assessores.

O pastor Jadilson Moraes, vice-presidente da Apetf

O pastor Jadison Moraes, da Igreja do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e vice-presidente da Apetf, deu início ao evento convidando os candidatos a tomarem seus lugares e, em seguida, realizou uma leitura bíblica no livro de Romanos, capítulo 13, versículos de 1 a 3, que aborda o papel de submissão à autoridade.

Após breve reflexão no texto sagrado, a mediação do evento foi passada ao pastor Joel Dutra. Cada um dos concorrentes teve 20 minutos para apresentar seu perfil e propostas do plano de governo a pastores e líderes evangélicos de diferentes denominações e bairros da cidade.

Uma oração foi feita junto aos candidatos

O pastor Elson Ribeiro, da Iderp e atual presidente da Apetf, destacou que o momento foi uma demonstração de democracia, respeito e igualdade entre as partes na disputa eleitoral.

Quando estávamos pensando em como fazer, em como ouvir, nós não esperávamos tantos candidatos e tivemos essa oportunidade. Agora, os pastores, enquanto representantes de comunidades, podem avaliar melhor qual é a intenção de cada um dos candidatos“, disse o pastor Elson.

Pastor Elson, presidente da Apetf

E acrescentou: “Temos um posicionamento de respeitar a decisão individual, de cada pessoa, em um ambiente com múltiplas escolhas. Estaremos atentos até o dia da eleição se esses candidatos irão sustentar o discurso e, pós-eleição, acompanhando a fidelidade às promessas que fizeram“.

O pastor Joel Dutra esteve como mediador do encontro

Na condição de mediador do encontro, o tesoureiro da Apetf, pastor Joel Dutra, fez uma avaliação positiva do encontro e classificou como boas e respeitosas as apresentações feitas e as propostas, interessantes.

Ainda segundo ele, mais de 60 pastores estiveram presentes. “Nós, da Apetf, nos sentimos felizes e ultrapassamos o nosso objetivo. É a celebração da democracia. O povo brasileiro tem o direito ao voto. Como o eleitor votará em alguém que ele não ouviu? Precisamos tratar o voto com critério e responsabilidade“, finalizou o pastor Joel.

Sete dos oito candidatos participaram

Os candidatos

A ordem da fala dos postulantes ao cargo de chefe máximo do Executivo municipal foi definida por sorteio, salvo um pedido do candidato doutor Marcelo Belitardo (DEM), que abriu as apresentações e, em seguida, precisou se ausentar. A justificativa foi de cunho profissional.

Doutor Marcelo Belitardo (DEM)

O dr. Marcelo parabenizou a iniciativa da Apetf. “Eu acho fantástico. A gente tem que levar essas informações para a população. O dia 15 de novembro será de festa da democracia, em que cada cidadão terá o direito de renovar a administração da sua cidade buscando melhoria para todos, pensando na coletividade. Parabéns a todos que pensaram e organizaram esse evento“, disse.

Em seguida, foi a vez do empresário Caio Checon (Solidariedade) expor o seu plano de governo. Ao jornal OSollo, ele lembrou que não é a primeira vez que a Apetf promove o encontro.

O empresário Caio Checon (Solidariedade)

Em 2016 também foi feito e isso é importantíssimo. Vejo como uma ajuda a Teixeira. Mostra o compromisso dos pastores e da igreja com a sociedade. Parabéns a todos que vieram e permaneceram“, disse.

Fico muito grato. Sou aquele candidato que está sempre disposto a discutir sobre Teixeira e, lógico, a melhor ideia é aquela que a gente constrói junto“, finalizou Caio.

O candidato Tena de Jesus, do PTC

O candidato Tena de Jesus, do PTC, elogiou o brilhantismo da ideia. “Eu achei um espaço muito bom. Que Deus continue tocando no coração de cada um para que nos ajudem nessa caminhada. Eu tenho muito que agradecer por essa oportunidade e, se for prefeito, vou zelar do povo evangélico como se fossem meus filhos e meus irmãos“, disse.

Pablo Franstêscouly, candidato pela Unidade Popular (UP), disse que a realização mostra a transparência da Associação de Pastores e é uma oportunidade a candidatos e partidos pobres, que não têm direito a rádio e TV gratuitos.

Pablo Franstêscouly, candidato pela Unidade Popular (UP)

A Apetf está se colocando na vanguarda do debate democrático na nossa cidade, chamando todos os candidatos. Agradeço também pela imprensa, a divulgação dos perfis, e finalizo dizendo que estamos trazendo um programa ousado para Teixeira de Freitas e o cerne da questão é a inclusão das pessoas“, comentou Pablo.

Candidato à reeleição, agora pelo Progressistas, Temóteo Brito fez questão de se pronunciar ao lado da sua companheira como vice-prefeita, Tatiane Ruas. “O que eu quero dizer é a satisfação de ter participado e apresentado nosso projeto, apesar de 20 minutos serem muito poucos“, avaliou.

Temóteo Brito e sua candidata a vice, Tatiane Ruas

Para Temóteo, é importante o conhecimento do povo acerca de seu perfil. “O povo sabe que Temóteo é trabalho e realização. É aquele que corre em busca de alternativas para melhorar nossa cidade – isso faz aquele que ama o que faz, que tem esperança e faz por amor. Teixeira eu vi nascer, vi crescer. Fiquei satisfeito“, encerrou.

A candidata do PSDB, Marta Helena, enalteceu a ação da Apetf. Para ela, “ainda que não consigamos falar de todo o projeto de governo, mostramos que queremos trabalhar por essa cidade e estarmos comprometidos“.

A candidata do PSDB, Marta Helena

Queremos fazer uma política de transparência, para todos, não de gabinete fechado. Uma vez prefeita dessa cidade, mulher pública, irei trabalhar por todos e com os pés no chão“, comentou Marta.

O candidato João Bosco (PT) foi o último a se apresentar. Ele declarou que o ideal de um líder religioso é que não tenha uma visão definida por um partido, mas, sim, humanista.

O candidato João Bosco (PT)

Acredito que os pastores estão imbuídos desse pensamento. Uma vida religiosa impõe a capacidade de ouvir. Estamos diante de um segmento que, para mim, foi extraordinário. Pudemos mostrar nossos programas e penso que o resultado para a cidade vai ser muito bom“, analisou João Bosco.

Plateia ficou atenta assistindo à sabatina

Alexsandro Machado, o Xandão, candidato pelo PROS, apesar de ter sido convidado, não compareceu ao evento. Conforme os organizadores, não foi apresentada justificativa.

Galeria de Fotos

1 COMENTÁRIO

  1. 🤝 Graça e paz de Cristo amados 🤝 Que Deus possa direcionar os Teixeirenses na escolha certa.🙌 Em Provérbios 29-2 diz ” Quando os justos se engrandecem , o povo se alegra , mas , quando o ímpio domina , o povo geme. “

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui